Home Futebol De pressionado até campeão brasileiro, como Cuca se consolidou no Atlético-MG

De pressionado até campeão brasileiro, como Cuca se consolidou no Atlético-MG

Como o treinador se reinventou em meio a pressão e guiou a equipe ao título

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Futebol é um paradigma assim como a vida, cada resultado pode mudar a opinião completamente de quem o segue ou critica. Assim podemos descrever a trajetória do treinador Cuca até o título brasileiro do Atlético-MG. Conquista esta que não vencia há 50 anos.

PUBLICIDADE

No entanto, antes de falarmos como o treinador transformou esse time no campeão do país, precisamos voltar ao passado. Inicialmente, Cuca deixa o Santos após um bom trabalho, levando aquela equipe surpreendentemente a uma final da Copa Libertadores. Título que acabou escapando das suas mãos após um gol de Breno Lopes, no final do jogo.

Volta ao galo

Há algum tempo, o Atlético Mineiro investia em seu futebol para voltar a conquistar taças. Nos últimos anos nomes como Vagner Mancini, Rafael Dudamel e o último, Jorge Sampaoli, passaram pelo clube. Todos com projetos e filosofias diferentes, mas sem uma grande conquista.

PUBLICIDADE

Então no dia 5 de março, Cuca era anunciado pelo clube mineiro, voltando a equipe que foi campeão da América do Sul, depois de oito anos. O começo não foi nada fácil, com várias contratações badalas, a torcida já esperava a equipe em alto nível. Sendo assim, durante dois meses era comum pedidos de ‘fora Cuca’ entre imprensa e torcedores.

Nem o título mineiro foi capaz de sanar as críticas, principalmente pelo fato que o comandante estava utilizando o atacante Hulk. Ainda assim, os números do treinador não eram ruins.

Brasileirão

Primeiramente o galo estreou com uma derrota, aumentando ainda mais as críticas, mesmo assim já era notável um padrão bem configurado de jogo. Na 8ª rodada um arranque avassalador, vencendo oito partidas a equipe assumiu a liderança na 15ª rodada e não largou mais.

A campanha foi tão sólida, que a equipe só voltou a ser derrotada mais de dois meses depois. Junto a isso, o Atlético Mineiro ainda trouxe um atacante de peso para formar dupla com Hulk, o centroavante Diego Costa, que rapidamente se encaixou na equipe.

Sistema sólido

Se tem algo que os times do Cuca tendem a ter como ponto de referência é a defesa. O treinador costuma ser bastante exigente nesse ponto e impôs também no Atlético-MG. Capitaneados por Junior Alonso, para muitos o melhor zagueiro do Brasileirão, além das boas atuações do goleiro Everson e dos demais jogadores do sistema defensivo, o galo foi impecável no setor.

PUBLICIDADE

Até o momento a equipe sofreu apenas 27 gols em 36 jogos, sendo a defesa menos vazada do Brasileirão.

Potencialização

Para notarmos o bom trabalho de um treinador, muito disso passa pelo trabalho de potencialização, que nada mais é do que um jogador render mais do que era esperado. Primeiramente com Nathan Silva, zagueiro que estava emprestado ao Atlético-GO e era pouco conhecido, formou uma excelente dupla com Junior Alonso. Enquanto na lateral, Mariano ganhou a vaga de Guga e se consolidou como o melhor na posição nesta edição de Brasileirão.

No outro lado, na esquerda, Guilherme Arana, que já era um lateral de muito poder ofensivo, cresceu defensivamente nas mãos de Cuca. O jovem lateral conseguiu ótimos números em interceptações, desarmes e melhorou gradativamente na pressão sem a bola. Além dos defensores, nomes como Zaracho, considerado um “coringa”, e Keno, também merecem ressalvas.

Piano

Para muitos, o título do galo passa pela estrela Hulk, algo que de fato tem sua certa razão, afinal o jogador deve vencer o prêmio de craque e artilheiro do Brasileirão. No entanto, o meio-campo atleticano, também merece todos os elogios.

PUBLICIDADE

Jair que estava escanteado, virou um verdadeiro líder no meio-campo, com 2.2 desarmes por jogo, além de uma intensidade para atacar e defender impressionante. Já Allan, lidera nas bolas longas por jogo do galo com incríveis 4,5 de média, sendo muito efetivo na construção de jogadas e transição do meio pra frente.

O nível da dupla foi tão elogiável que até o treinador Cuca chegou a pedir o meio-campista Allan na seleção. Enquanto Jair foi pedido por parte da imprensa.

Consagração e estatísticas

Após a eliminação na Libertadores para o Palmeiras, muitos acreditavam que a equipe cairia de produção, algo que nunca aconteceu. Após a vitória de virada na última quinta-feira (2), a equipe comandada por Cuca conquistou o título brasileiro com duas rodadas de antecedência e incríveis 81 pontos.

Além da defesa menos vazada, o galo soma incríveis 16 jogos sem levar gols. Sendo o terceiro time com maior média de troca de passes no Brasileirão e segundo com mais gols, 60 ao todo. Além disso, o clube mineiro pode chegar a 50 vitórias na temporada, basta vencer apenas um dos quatro compromissos restantes.

PUBLICIDADE

Apesar do alto investimento que impacta no talento individual, não dá pra negar que o Atlético-MG tem a cara do seu treinador no conjunto. O mesmo já mostrou ser vitorioso tanto no alvinegro como em vários outros times. Somado a isso, os atleticanos ainda podem levar a tríplice coroa em caso de título da Copa do Brasil. Logo, o retorno financeiro com as conquistas poderá chegar a R$ 140 milhões.

LEIA TAMBÉM

Trio do Grêmio, Luan, Arana e mais: quem chega e quem saí em dezembro no Atlético-MG

R$300 milhões investidos e contratações estreladas: conheça os maiores salários do Atlético-MG

PUBLICIDADE

Casa de aposta credita título brasileiro ao Atlético-MG e paga apostadores antecipadamente

Libertadores terá mudança importante nas próximas edições: “Visa-se maior justiça”

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Caso Fred, Cebolinha, desfalques importantes e mais: as notícias do Atlético-MG de hoje (23)

Mercado da Bola: sete destaques da Libertadores 2021 que cabem no seu time

“Daria trabalho” Rivaldo diz que brigaria pelo prêmio de melhor do mundo, atualmente