Home Futebol Como a raposa virou o mascote oficial do Cruzeiro?

Como a raposa virou o mascote oficial do Cruzeiro?

Conheça a origem da raposa, mascote do Cruzeiro

Por Alexander Rodrigues em 10/12/2021 12:53 - Atualizado há 10 meses

Cruzeiro, Raposa
Divulgação/Instagram - @cruzeiro

Todos os times pelo mundo têm os seus mascotes e com o Cruzeiro não é diferente, pois a tradicional equipe de Minas Gerais tem na raposa o seu maior símbolo, que ao mesmo tempo homenageou uma figura histórica do clube e ainda por cima deu aquela tradicional provocada no arqui-rival.

Registre-se com código promocional Betano

E para explicar a origem deste símbolo, temos que voltar ao ano de 1945, quando o chargista e professor Fernando Pieruccetti, popular Mangabeira, criou a raposa como uma forma de homenagear o presidente Mario Grosso, presidente do Cruzeiro na época. O objetivo era mostrar que o mandatário tinha a astúcia e a rapidez do animal.

Um fato curioso dessa história é que foi justamente o próprio Mangabeira que criou o mascote do Atlético Mineiro, através de charges no extinto Folha de Minas.

Cruzeiro também provocou o rival

Além da homenagem a Mario Grosso, um fator faz com que a raposa seja tão querida: o fato de ser um animal que se alimenta de galináceos, ou seja, uma clara alusão ao mascote do inimigo maior do Cruzeiro, o Atlético Mineiro.

A raposa foi se modernizando com o passar dos anos e desde o ano de 2003, o departamento de marketing do Cruzeiro criou o Raposão, mascote que sempre está em campo entrando com o time e animando os torcedores. Desde então, acompanhado do Raposinho e da Raposona Salomé, o mascote faz a festa com a nação cinco estrelas nos jogos, visitas sociais e em eventos organizados pelo Cruzeiro.

Um ano depois, em 2004, Fernando Pieruccetti Mangabeira, o criador do maior símbolo da história do Cruzeiro, faleceu aos 94 anos, porém a sua criação para a nação azul estará sempre marcada na história do clube.

Leia também

Cruzeiro teve como primeira casa o Estádio JK, relembre a época pré-Mineirão da Raposa

Relembre a ascensão meteórica de Fábio Júnior com a camisa do Cruzeiro, quando chegou a ser chamado de “Novo Ronaldo”

Mercado da bola: Barcelona mira artilheiro da Champions League

Fórmula 1: Hamilton continuará com o número 44 mesmo se for campeão e explica o motivo

Flamengo tem quatro atletas entre os com mais gols no ano; veja lista

Atlético-MG termina o Brasileirão como a equipe com mais vitórias

Talisca no Corinthians, novo técnico do Flamengo, Pedro no Palmeiras, Marcelo no Fluminense: as últimas do mercado da bola

Brasileirão 2021: veja quanto cada clube faturou de premiação

Exit mobile version