Home Futebol Cruzeiro teve como primeira casa o Estádio JK, relembre a época pré-Mineirão da Raposa

Cruzeiro teve como primeira casa o Estádio JK, relembre a época pré-Mineirão da Raposa

Relembre o Estádio JK, primeira casa do Cruzeiro que marcou na história da Raposa antes do Mineirão

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

É natural que os mais jovens achem que o Mineirão sempre foi a casa do Cruzeiro, afinal de contas, a Raposa teve grandes conquistas no maior estádio de Minas Gerais com times de primeiro nível jogando o fino da bola, porém, há quase um século, o projeto da primeira casa do Cruzeiro saia do papel com o início da construção do Estádio Juscelino Kubitschek de Oliveira, popular JK, que foi a solo sagrado a testemunhar as primeiras conquistas da equipe mineira que na época ainda atendia pelo nome de Palestra Itália.

PUBLICIDADE

O início da primeira casa do Cruzeiro

As obras começaram em 1922 no Barro Preto, bairro localizado na zona sul de Belo Horizonte. O Cruzeiro foi agraciado com um lote da prefeitura para construir seu estádio que teve a sua inauguração oficial em 27 de setembro de 1923 no empate de 3×3 com o Flamengo e coube a João Fantoni, o popular “Ninão” desvirginar às redes do JK.

Primeiras conquistas e mudanças

O Estádio JK, que tinha capacidade para 15.000 torcedores, viu as primeiras glórias do Cruzeiro. Foram nove conquistas do Campeonato de Belo Horizonte ( 1926, 1928, 1929, 1930, 1940, 1943, 1944, 1945 e 1956) e três campeonatos mineiros (1959, 1960 e 1961).

PUBLICIDADE

Ao todo o Cruzeiro computou 478 jogos no Estádio JK, com um ótimo aproveitamento de 285 vitórias, 96 empates e 97 derrotas. Anotando um total de 1370 gols e sofrendo 718 entre 1923 e 1965, ano que a Raposa se mudou para o Mineirão.

PUBLICIDADE

No ano de 1986, o Cruzeiro começou às mudanças no estádio para que virasse o atual Clube Campestre do Barro Preto que possui uma estrutura voltada ao lazer de seus sócios, que conta com quatro quadras poliesportivas, sete quadras de peteca, restaurante, um ginásio coberto, três piscinas semi-olímpicas, três piscinas infantis.

Leia também

Relembre a ascensão meteórica de Fábio Júnior com a camisa do Cruzeiro, quando chegou a ser chamado de “Novo Ronaldo”

Mercado da bola: Barcelona mira artilheiro da Champions League

Fórmula 1: Hamilton continuará com o número 44 mesmo se for campeão e explica o motivo

Fórmula 1: Novidade no GP de Abu Dhabi promete uma corrida emocionante

Flamengo tem quatro atletas entre os com mais gols no ano; veja lista

Atlético-MG termina o Brasileirão como a equipe com mais vitórias

Talisca no Corinthians, novo técnico do Flamengo, Pedro no Palmeiras, Marcelo no Fluminense: as últimas do mercado da bola

Brasileirão 2021: veja quanto cada clube faturou de premiação