Home Futebol Relembre a ascensão meteórica de Fábio Júnior com a camisa do Cruzeiro, quando chegou a ser chamado de “Novo Ronaldo”

Relembre a ascensão meteórica de Fábio Júnior com a camisa do Cruzeiro, quando chegou a ser chamado de “Novo Ronaldo”

Fábio Júnior surgiu como um foguete em seu início de carreira no futebol com a camisa do Cruzeiro sendo comparado com Ronaldo Fenômeno

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

Um jovem atacante, goleador que usava o número 9 e que sempre jogava com a cabeça raspada, isso te parece familiar? Não estamos falando de Ronaldo, mas durante o ano de 1998 o Cruzeiro acreditava ver novamente um novo Fenômeno vestindo a camisa azul e encantando com o seu futebol.

PUBLICIDADE

Rejeitado por grandes e comprado pelo Cruzeiro

Nascido em Manhuaçu, Minas Gerais, Fábio Júnior Pereira, teve um dos inícios de carreira mais avassaladores de um jogador no Brasil. Depois de dar seus primeiros passos no futebol no Democrata de Governador Valadares, o atacante chegou a passar dois meses treinando com as categorias de base do Corinthians em 1996, sendo dispensado posteriormente, mesma situação que aconteceu no Atlético Mineiro.

A sorte de Fábio Júnior começou a mudar no ano de 97, quando o Cruzeiro pagou 300 mil reais ao Democrata pelos serviços do jovem de 20 anos e algum tempo depois, a equipe mineira veria que pagou uma mixaria, tendo em vista o que estava por vir.

PUBLICIDADE

Apesar de ter assinado um contrato profissional, Fábio Júnior era muito utilizado na equipe de juniores no seu início na raposa. Em 98, foi o artilheiro da Copa São Paulo de Juniores, com nove gols na campanha do Cruzeiro, que caiu na semifinal.

Início meteórico no profissional e comparação com Ronaldo

Fabio Júnior marcou três gols contra o Atlético Mineiro no primeiro jogo da final do Campeonato Estadual de 98, que foi fundamental para o seu primeiro título com a camisa azul, porém ainda viria bem mais naquele ano.

Ele também foi um dos artilheiros da Copa Mercosul, com seis gols na campanha de vice-campeão do Cruzeiro. No campeonato brasileiro, Fabio Júnior “cheirava a gol”, pois ele foi o goleador máximo da competição, com 18 gols em mais um vice da equipe mineira, que foi batida pelo Corinthians na grande final. Lembrando que na época o nacional era decidido no mata-mata.

Fabio Júnior foi eleito para a seleção do campeonato da Revista Placar e comparado com Ronaldo pelo físico, bom desempenho e por explodir no mesmo clube que o Fenômeno no seu início de carreira. Sua performance naquele ano o fez chegar à seleção brasileira convocado por Vanderlei Luxemburgo e, apesar de não ter marcado pela principal, Fábio Júnior anotou oito gols com a camisa da seleção olímpica.

PUBLICIDADE

Com isso tudo ficou difícil segurá-lo no Brasil e a Roma da Itália não titubeou em pagar 15 milhões de euros para tirar Fábio Júnior do Cruzeiro. Ele pode não ter tido a carreira que todos imaginaram, mas seu início marcou a história do futebol brasileiro.

Leia também

Mercado da bola: Barcelona mira artilheiro da Champions League

Fórmula 1: Hamilton continuará com o número 44 mesmo se for campeão e explica o motivo

Fórmula 1: Novidade no GP de Abu Dhabi promete uma corrida emocionante

Fórmula 1: Toto Wolff rebate chefão da Red Bull: “O bom senso é necessário na F1”

Flamengo tem quatro atletas entre os com mais gols no ano; veja lista

Atlético-MG termina o Brasileirão como a equipe com mais vitórias

Talisca no Corinthians, novo técnico do Flamengo, Pedro no Palmeiras, Marcelo no Fluminense: as últimas do mercado da bola

Brasileirão 2021: veja quanto cada clube faturou de premiação