Home Novidades Cruzeiro clube-empresa: Assembleia aprova novo estatuto que permite venda de 90% das ações da SAF

Cruzeiro clube-empresa: Assembleia aprova novo estatuto que permite venda de 90% das ações da SAF

Com a mudança no seu estatuto, Cruzeiro espera receber investimento pesado até março do ano que vem

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A noite desta sexta-feira (17) vai ficar marcada em toda história do Cruzeiro. A Assembleia Geral do clube com a presença de conselheiros e associados aprovou a mudança no estatuto que permite a venda de até 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

PUBLICIDADE

E foi com uma ampla maioria de votos favoráveis. “Tivemos em um universo de mais de 500 votantes apenas 18 votos nãos. Acho que isso é muito significativo para nós”, disse o presidente Sérgio Santos Rodrigues em entrevista ao canal oficial da Raposa no Youtube.

No total, foram registrados 564 votos no pleito, com 544 a favor e 18 contrários, com um voto nulo e outro branco.

PUBLICIDADE

“Mostra o que a gente falava antes, da animação que estávamos, da campanha que foi feita e dos votantes que representaram o desejo da torcida para mudarmos os rumos do clube. Uma vitória muito expressiva, queremos agradecer muito quem apoiou, pediu voto e apareceu. Vamos trabalhar que em breve virão boas notícias para a torcida”, completou.

Antes da mudança, o estatuto dizia que o Cruzeiro sempre seria o seu próprio acionista majoritário, tendo em seu poder pelo menos 51% do seu capital social. Agora, porém, o clube pode negociar 90% e ficar com 10% das ações.

Com essa cota de pelo menos 10%, o Cruzeiro sempre terá uma cadeira no Conselho de Administração da SAF e poderá, entre outras coisas, preservar a marca, cidade-sede, cor e mais itens de sua identidade.

PUBLICIDADE

A ideia principal é dar flexibilidade para que o clube negocie a maior parte das ações, atraindo investidores e profissionalizando a gestão par clube-empresa. Estima-se que um potencial investidor possa injetar até R$ 500 milhões na SAF.

“Fundamental essa aprovação. Fui vice-presidente em 97, assumi a presidência em 2003 e já tínhamos isso em mente. A nova lei viabilizou o projeto que o Cruzeiro já pensava há muitos anos, de administrá-lo. Sempre pensamos em administrar o clube como empresa. Fizemos a parceria com a Hicks Muse, mas eles só tinham 49%, como previa o estatuto. Por isso, a parceria durou pouco”, disse o ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa.

A XP Investimentos e a consultoria Alvarez & Marsal agora terão a missão de negociar com investidores. Não necessariamente os 90% na totalidade, podendo ser um percentual menor. O Cruzeiro espera ter aporte financeiro até março do ano que vem.

LEIA TAMBÉM

Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália

PUBLICIDADE

Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista

Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores

Campeonato Italiano: Brasileiro aparece entre os candidatos a pior jogador estrangeiro do ano

Libertadores 2021: Veja todos os potes do sorteio da fase de grupos

PUBLICIDADE

Mercado da bola: 5 contratações surpreendentes que podem acontecer

Em vídeo, Cristiano Ronaldo revela sexo de gêmeos; assista

Seleções sul-americanas vão jogar Liga das Nações contra europeus