Home Futebol Cruzeiro é o terceiro clube de futebol adquirido por Ronaldo Fenômeno; relembre

Cruzeiro é o terceiro clube de futebol adquirido por Ronaldo Fenômeno; relembre

Ronaldo já foi sócio de clube nos Estados Unidos e atualmente comanda time na Espanha

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao
PUBLICIDADE

A bomba do futebol brasileiro neste sábado (18) foi a notícia de que Ronaldo Fenômeno adquiriu 90% das ações do Cruzeiro e agora é o novo dono do clube mineiro – o valor investido é de R$ 400 milhões.

Aposentado desde 2011, quando encerrou sua carreira no Corinthians, Ronaldo passou os últimos 10 anos fazendo negócios nos bastidores do mundo da bola.

“No futebol a gestão tem que ser impecável, sustentável, acho que essa é a nova exigência do futebol moderno. Na Espanha as regras são rígidas e tem regras, no Brasil não tem. Mas parece que o horizonte para o futebol brasileiro vai mudar bastante”, disse Ronaldo em entrevista recente ao podcast “Flow” no começo do mês.

PUBLICIDADE

O Cruzeiro, aliás, é o terceiro clube de futebol adquirido pelo Fenômeno.

O primeiro investimento foi no Fort Lauderdale Strikers, time dos Estados Unidos que disputava a NASL, uma espécie de segunda divisão do futebol norte-americano, abaixo da MLS (Major League Soccer), a principal competição do país.

A experiência, no entanto, não foi das melhores. Ronaldo foi sócio do clube de 2014 até o início de 2017, quando saiu por conta dos muitos problemas administrativos e financeiros. Atualmente o time não está mais em atividade.

O segundo time que Ronaldo investiu foi o Real Valladolid, da Espanha, que estava prestes a subir para primeira divisão do país. Em setembro de 2018, o ex-jogador pagou 30 milhões de euros por 51% das ações, tornando-se sócio majoritário.

PUBLICIDADE

Depois sua participação passou para 71% e, hoje, seu controle acionário no Valladolid é de 82%.

Se dentro de campo o resultado não foi o esperado, já que o time foi rebaixado para segunda divisão espanhola, fora das quatro linhas a situação melhorou.

Quando Ronaldo assumiu o Valladolid, o clube tinha acabado de pedir recuperação judicial de uma dívida que era de 63 milhões de euros, com faturamento de apenas 18 milhões de euros.

A dívida, aos poucos, foi sendo amortizada e caiu para 45 milhões de euros em 2020, com entrada de 54 milhões de euros na contrapartida.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália

Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista

Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores

PUBLICIDADE

Campeonato Italiano: Brasileiro aparece entre os candidatos a pior jogador estrangeiro do ano

São Paulo oferece Pablo ao Internacional por troca com Patrick

Palmeiras sinaliza saída de mais um jogador do plantel para 2022

Após venda do Cruzeiro, CEO da XP afirma: “Botafogo será o próximo”

PUBLICIDADE

Saiba como fica dívida de R$1 bilhões do Cruzeiro com chegada de Ronaldo