Home Futebol Cruzeiro: entenda o que é e por que os clubes têm adotado o fan token

Cruzeiro: entenda o que é e por que os clubes têm adotado o fan token

Clube comprado pelo ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”, neste final de semana, lança hoje (19) a novidade para atender seus torcedores; entenda como funciona

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com. Contato: [email protected]

Além da compra do clube pelo ex-jogador Ronaldo “Fenômeno” e do pacote de jogadores anunciado para a próxima temporada, o Cruzeiro começa a semana com mais uma novidade. O time de Minas é mais um a aderir aos fan tokens, que tem potencial de facilitar e até mesmo premiar os torcedores adeptos.

PUBLICIDADE

Afinal, o que é o fan token?

O CRZ é um Token Utilitário (Utility Token), o que significa que ele oferece utilidade em uma rede ou aplicação, dando direito de contribuir ativamente para o sistema. No caso do Cruzeiro, os torcedores que o adquirirem podem receber recompensas e descontos, participar da votação de algumas decisões, e até do mecanismo de solidariedade na negociação de atletas, entre outros benefícios.

Por representarem pequenas frações dos ativos, os tokens podem ser negociados por valores acessíveis, disponíveis a qualquer investidor. Contam com garantia de segurança antifraude e também transparência total, amparados pela tecnologia da rede blockchain – o Cruzeiro firmou parceria com a Lunes, empresa pioneira da tecnologia na América Latina e que tem, entre os seus diferenciais, o modelo ecológico, que possui baixo gasto energético para validação dos blocos, além de destinar 1% do valor arrecadado para impacto social em parceria com o Grupo Dadivar.

PUBLICIDADE

Por que os times, como o Cruzeiro, estão aderindo ao fan token?

Se por um lado a essência do fan token é estreitar a relação dos times com seus torcedores, aumentando a torcida e garantindo uma participação maior dos apaixonados pela equipe, por outro, a iniciativa também visa ser uma nova fonte de receita para os clubes – o mercado, atualmente, gira em torno de US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,9 bi).

O exemplo mais recente foi a contratação do argentino Lionel Messi pelo PSG, na qual foi usado o fan token do time para viabilizar o pagamento de salários do jogador. O resultado foi uma valorização de 200% no ativo após o anúncio da transação (em contrapartida, o fan token do Barcelona desvalorizou com a saída de Messi).

No Brasil, o Atlético Mineiro foi o pioneiro com o lançamento da $GALO, logo acompanhado por Corinthians, São Paulo, Vasco, Flamengo, Coritiba, Palmeiras e Santos.

Atlético Mineiro e Corinthians entraram no mercado com o lançamento de 850 mil tokens cada, com 50% da renda obtida na venda ficando com os clubes. Ambas as equipes obtiveram total sucesso no lançamento, vendendo todos os tokens ofertados no primeiro dia. O Corinthians, inclusive, fez isso em cerca de duas horas, batendo o recorde da plataforma Socios.com; que só foi superado com o lançamento da $MENGO, do Flamengo, que vendeu 1,5 milhão de tokens nas primeiras duas horas após o lançamento. 

PUBLICIDADE

Como faço para adquirir o fan token do Cruzeiro?

Os tokens são negociados por meio da criptomoeda oficial da Socios.com, plataforma responsável pela maior parte das equipes, a Chiliz (CHZ), que pode ser trocada por fan tokens, por reais e também por outras criptomoedas disponíveis na exchange. A compra pode ser feita também diretamente no aplicativo da Socios.com.

A CRZ do Cruzeiro, lançada hoje, pode ser adquirida na plataforma seedListing; na carteira LunesWallet e no aplicativo LunesPay.

LEIA TAMBÉM

Ronaldo sonda Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro

Mercado da bola: Cruzeiro trava disputa com Vasco para repatriar atacante que está no Santos

PUBLICIDADE

Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália

Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista

Entenda como funciona a incrível “maldição do Grêmio” com campeões da Libertadores

Campeonato Italiano: Brasileiro aparece entre os candidatos a pior jogador estrangeiro do ano

PUBLICIDADE

São Paulo oferece Pablo ao Internacional por troca com Patrick

Palmeiras sinaliza saída de mais um jogador do plantel para 2022