Home Automobilismo Fake News envolvendo Verstappen e Bolsonaro viraliza e gera polêmica na web

Fake News envolvendo Verstappen e Bolsonaro viraliza e gera polêmica na web

Chefe do Executivo, Bolsonaro foi citado em declaração falsa que viralizou na web

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A decisão da temporada 2021 na Fórmula 1, com final eletrizante na briga pelo título entre Lewis Hamilton e o campeão Max Verstappen, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no último final de semana. Contudo, “surfando” na onda de alta do tema, uma fake news foi criada e acabou viralizando na web. A polêmica em questão trazia uma suposta declaração do piloto holandês exaltando o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

“Dedico esse título a minha namorada Kelly, ao meu sogro Nelson Piquet, ao povo brasileiro, e ao melhor presidente da história deste país, Jair Messias Bolsonaro – Max Verstappen ao The New York Times”, dizia a publicação, que teve milhares de compartilhamentos nas redes sociais, e percorreu grupos de WhatsApp.

O conteúdo foi checado pela “Agência Lupa”, “Aos Fatos” entre outros portais que trabalham analisando fake news e foi  classificado como falso. Diferentemente do que foi citado, Verstappen jamais citou Bolsonaro em suas declarações após a conquista do título. A própria assessoria do piloto desmentiu a autoria da fala, que nunca foi dita por ele no “The New York Times”, jornal renomado dos Estados Unidos, que chegou a repercutir o título do piloto, mas sem nenhuma declaração dele sobre o presidente brasileiro.

PUBLICIDADE

Até a última terça-feira (14), a publicação enganosa registrava mais de mil compartilhamentos no Facebook, e seguia em circulação no WhatsApp.

LEIA TAMBÉM: 

PUBLICIDADE

F1: Mercedes sinaliza decisão final em briga para tirar título de Verstappen

F1: Verstappen toma decisão para a próxima temporada após faturar título

Hamilton toma decisão polêmica após perder título da F1 para Verstappen

Reviravolta na F1? FIA toma decisão após Mercedes fazer petição para tirar título de Verstappen

PUBLICIDADE

Mercado da bola: Palmeiras inicia conversas para contratar novo meia

Athletico x Atlético-MG na final da Copa do Brasil, Arsenal no Inglês e mais: veja os jogos e transmissões de hoje (15)

Atlético-MG: Cuca perde dois jogadores para a final da Copa do Brasil

Galiotte comenta sobre possibilidade do Palmeiras contratar Pedro, do Flamengo: “Se trata de um grande jogador”

PUBLICIDADE