Home Futebol Flamengo: Veja o desempenho de cada técnico na temporada 2021

Flamengo: Veja o desempenho de cada técnico na temporada 2021

Flamengo viveu uma montanha russa de emoções com os técnicos Renato Gaúcho, Rogério Ceni e Maurício Souza comandando a equipe em 2021

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O Flamengo conviveu em 2021 com uma instabilidade que não estava acostumada desde o período vitorioso de 2019 sob comando do técnico Jorge Jesus. Mesmo vindo de uma conquista do Campeonato Brasileiro na temporada passada, diversos foram os problemas envolvendo o comando técnico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rogério Ceni foi o ponto de partida após ter sido mantido com a conquista do Brasileirão 2020, que foi encerrado apenas em fevereiro deste ano. Depois, foi a vez de Renato Gaúcho assumir o comando técnico e levar o Flamengo até a final da Libertadores, onde foi derrotado pelo Palmeiras e demitido. Por fim, Maurício Souza assumiu nos períodos entre as demissões de ambos os técnicos.

Ainda em busca de um novo técnico para 2022 e com Jorge Jesus sendo o favorito para assumir o comando, o Torcedores.com aproveita para relembrar o desempenho dos técnicos do Flamengo em 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

Rogério Ceni

 
Jogos23
Vitórias12
Empates6
Derrotas5
Gols marcados48
Gols sofridos29

Para falarmos de Rogério Ceni, precisamos voltar para novembro de 2020, quando foi anunciada a chegada do treinador que acabou largando o trabalho no Fortaleza para substituir o técnico Domènec Torrent.

Anunciado como auxiliar de Pep Guardiola, o espanhol acabou não tendo muito apoio da torcida por ter modificado o estilo de jogo implementado por Jorge Jesus. O período de transição foi duro para o atual elenco e goleadas dos rivais se tornaram frequentes, com o Flamengo sofrendo muitos gols sob comando do espanhol.

PUBLICIDADE

Rogério Ceni foi contratado com propósito de aprimorar o chamado “jogo de posição” do espanhol e principalmente melhorar o sistema defensivo.

PUBLICIDADE

O rubro-negro carioca foi campeão brasileiro sob comando de Rogério, mas a campanha que foi encerrada com derrota diante do São Paulo por 2 a 1 no Morumbi acabou colocando dúvidas quanto à continuação do técnico.

Os resultados iniciais no Brasileirão 2021 foram vistos como decepcionantes e a derrota para o Atlético-MG na 10ª rodada foi vista como decisiva para a interrupção do trabalho, anunciada na madrugada do dia 10 de julho, um sábado, por volta das 2h45.

Num total de 45 partidas, Rogério Ceni conseguiu 59,3% de aproveitamento com 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.

 

PUBLICIDADE

Renato Gaúcho

 
Jogos37
Vitórias24
Empates8
Derrotas5
Gols marcados87
Gols sofridos32

Já com a rodada de negociações em andamento, o Flamengo demorou poucas horas para anunciar oficialmente que Renato Gaúcho havia acertado contrato para assumir o rubro-negro carioca até fim de 2021 pelo menos.

A apresentação ocorreu no dia 12 de julho, onde disse que estava tendo um “sonho sendo realizado” pois o treinador nunca havia escondido que sua maior meta como técnico seria treinar o Flamengo algum dia, esperando pela oportunidade certa para conseguir essa realização.

Com isso, a torcida ficou empolgada ao lembrar dos melhores momentos de Renato Gaúcho no comando do Grêmio e estava esperançosa com a retomada do grande desempenho ofensivo que lembrasse a equipe de Jorge Jesus.

O início do trabalho foi avassalador com as individualidades sendo valorizadas e valorização da marcação em bloco alto, além da pressão pós-perda, interrompendo a maior valorização da posse de bola que havia sido marca de Rogério Ceni.

PUBLICIDADE

Goleadas contra Bahia (0-5), Defensa y Justicia (4-1), São Paulo (5-1) e ABC (6-0) marcaram o início do trabalho de Renato. O rubro-negro carioca seguiu firme após derrota para o Internacional por 4 a 0 e goleou o Olimpia (1-4, 5-1), o Grêmio (0-4) e o Santos (0-4).

Porém, as lesões e a queda natural de desempenho dos jogadores com o avanço da temporada fizeram com que Renato Gaúcho fosse mais exigido na organização tática do Flamengo. A partir disso, as transições defensivas lentas e desorganizadas viraram um problema sério.

As goleadas desapareceram, os empates contra América-MG, Red Bull Bragantino e Cuiabá foram marcantes, fazendo o Flamengo ser vaiado pela primeira vez na temporada. Em seguida, foi derrotado pelo Fluminense em pleno Maracanã.

Mas a torcida perdeu a paciência de vez no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, quando o Athletico venceu por 3 a 0 e calou o Maracanã, que só voltou a cantar para xingar Renato e exigir a volta de Jorge Jesus.

PUBLICIDADE

Renato Gáucho esboçou uma reação nas vitórias contra Bahia (3-0), São Paulo (0-4), Corinthians (1-0) e Internacional (1-2). Mas o empate diante do Grêmio (2-2) com um jogador a mais durante todo o segundo tempo e a derrota na final da Libertadores contra o Palmeiras (2-1) causaram a interrupção do trabalho.

Foram 38 jogos disputados, com 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 72,1%. Apesar desse número positivo, o Flamengo de Renato Gaúcho sofreu gols em 54% dos jogos disputados, apesar de ter marcado em 89% dos mesmos.

 

Maurício Souza

 
Jogos15
Vitórias10
Empates2
Derrotas3
Gols marcados21
Gols sofridos9

Por fim, o técnico interino Maurício Souza precisa ser lembrado pois comandou a equipe em 19 oportunidades durante toda a temporada.

PUBLICIDADE

No Campeonato Carioca, ficou responsável pelos primeiros quatro jogos enquanto os titulares e Rogério Ceni se preparam para a Libertadores. Foram 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota no Cariocão.

Depois, o interino precisou treinar o Flamengo nos jogos contra Coritiba e América-MG pelo Brasileirão pois Rogério Ceni estava infectado com Covid-19. Mais tarde, acabou treinando contra a Chapecoense para cobrir a demissão de Rogério.

Com a chegada de Renato Gaúcho, Maurício Souza foi promovido da equipe Sub-20 e acabou sendo efetivado como auxiliar técnico permanente. Na beira do campo, voltou a ter oportunidade no jogo de volta diante do ABC pelas oitavas da Copa do Brasil, depois do Flamengo ter vencido a ida por 6 a 0.

No fim da temporada, após a demissão de Renato Gaúcho, comandou o Flamengo contra Ceará (2-1), Sport (1-1), Santos (0-1) e Atlético-GO (0-2).

PUBLICIDADE

Foram 15 jogos ao todo, com 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

 

LEIA TAMBÉM:

Benevenuto, Messias e mais: veja 5 zagueiros baratos que cabem no Corinthians

Gabigol, Borja e mais: confira os jogadores que mais perderam chances de gol no Brasileirão

PUBLICIDADE

Mercado da Bola: veja 5 destaques do Campeonato Argentino que podem pintar no seu time

Moisés, Guilherme e mais: confira 5 brasileiros que atuam na Ásia e podem pintar no seu time

Amigo secreto do Neymar tem cofre, meia e camisas de Palmeiras e Flamengo; veja os presentes

Daronco critica programas esportivos e Central do Apito: “Nem eles se acertam”

PUBLICIDADE

Cadê os reforços? Veja qual é a ideia do Flamengo no mercado da bola

Palmeiras: Velloso critica chegada de Navarro e exalta atacante ignorado do elenco

Better Collective