Home Automobilismo Fórmula 1: Quais são os critérios de desempate na classificação final?

Fórmula 1: Quais são os critérios de desempate na classificação final?

Restando apenas uma corrida para o fim da temporada da Fórmula 1, Max Verstappen e Lewis Hamilton estão empatados na liderança

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!
PUBLICIDADE

O Grande Prêmio de Abu Dhabi, no próximo domingo (12), já é histórico antes mesmo de acontecer. Isso porque, somente pela segunda vez na história, um Mundial de Fórmula 1 chega em sua corrida final com dois pilotos empatados em pontos na liderança (a outra vez foi em 1974). De um lado, Max Verstappen, persguindo seu primeiro título na F1. Do outro, Lewis Hamilton, tentando se isolar como maior vencedor da história, com oito conquistas.

Tanto o holandês quanto o inglês tem 369,5 pontos acumulados ao longo das 21 corridas da temporada. Simplificando o cenário do último GP: quem chegar à frente se tornará o campeão. No entanto, o primeiro critério de desempate pode acabar sendo determinante para decidir o título. Vamos aos cenários em que isso seria possível:

Verstappen e Hamilton lutam pelo título da Fórmula 1

Se ambos os pilotos NÃO terminarem a corrida em Abu Dhabi, a pontuação do campeonato vai se manter igual. Neste caso, Max Verstappen será declarado campeão devido ao NÚMERO DE VITÓRIAS. O holandês ganhou nove corridas em 2021, contra oito do piloto inglês. A quantidade de triunfos é, portanto, o primeiro critério de desempate entre dois ou mais competidores na F1.

PUBLICIDADE

Se ambos, por acaso, tivessem o mesmo número de vitórias, o critério de desempate seguinte seria o de ‘número de segundos lugares’ nos GPs. Depois, o de ‘terceiros lugares’, e assim por diante. Contudo, tais critérios não precisarão ser levados em conta neste ano, já que Verstappen venceu mais corridas que Hamilton na temporada.

Enfim, essa ‘pequena vantagem’ do piloto de 24 anos pode acabar sendo crucial na última corrida. Seria Verstappen capaz de causar um acidente com Hamilton para tirá-lo da corrida? Se ambos saírem, o título fica com o holandês.

Existe um outro cenário possível de empate, mas muito mais difícil de acontecer. Ele se dá caso um dos dois líderes chegue em 9º lugar (que ganha dois pontos), com o outro imediatamente atrás, em 10º (ganhando um ponto. Além disso, o 10º colocado também precisaria fazer a volta mais rápida, somando um ponto adicional. Neste cenário, ambos ganhariam dois pontos e se manteriam empatados na classificação. Muito improvável, mas possível. Da mesma maneira, Verstappen acabaria campeão da atual temporada da F1. E aí, em quem você aposta?

LEIA MAIS:

Fórmula 1 revela conversa entre Masi e Red Bull no GP da Arábia Saudita

PUBLICIDADE

Quem leva? Veja o que Hamilton e Verstappen precisam fazer para levar o título da Fórmula 1

São Paulo se despede do Morumbi em 2021; veja números de público, renda e retrospecto

Fiorentina está próxima de contratar atacante campeão francês

Em primeiro ao lado de Haaland, Vinicius Junior supera Mbappé e tem valor de mercado de quase R$ 1 bilhão

PUBLICIDADE

Jorge Jesus em rival do Flamengo, Diego Costa no Palmeiras e mais: as notícias do dia (6)

Copa do Nordeste 2022 já tem grupos definidos; confira

Fortaleza supera Flamengo e Atlético-MG e consegue feito único no Brasileirão 2021

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato