Home Futebol Futebol: Veja 7 brasileiros que surpreenderam na Europa em 2021

Futebol: Veja 7 brasileiros que surpreenderam na Europa em 2021

Futebol europeu viu uma verdadeira Seleção de craques brasileiros brilharem em 2021; alguns alcançaram o potencial e outros surpreenderam totalmente

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O ano de 2021 está encerrando e praticamente todas as grandes ligas europeias entraram no recesso do final de ano (com exceção da Premier League e do futebol inglês como um todo)

PUBLICIDADE

Antes do início da segunda metade da temporada 2021/22 do futebol europeu, o Torcedores.com resolveu fazer uma lista com os brasileiros que mais se destacaram até aqui na atual temporada e em 2021 como um todo, levando em consideração também a reta final da temporada 2020/21.

Alguns nomes desta lista já estão atuando na Europa há algum tempo, mas acabaram despontando como grandes destaques por seus clubes justamente em 2021.

PUBLICIDADE

 

Futebol - Real MadridVinícius Júnior (Real Madrid)

Indiscutivelmente, o maior destaque brasileiro em gramados europeus em 2021 é Vinícius Júnior. Em ascensão desde a temporada passada, o brasileiro ganhou maior destaque no Real Madrid sob comando do técnico Carlo Ancelotti.

O brasileiro estava cada vez mais aprimorando sua qualidade na criação de jogadas, mas em 2021, está conseguindo também ser finalizador e decisivo no ataque do Real Madrid, dividindo a responsabilidade com o francês Karim Benzema.

Em 19 jogos de La Liga, Vini Jr. marcou 17 gols e deu 4 assistências. Na fase de grupos da UEFA Champions League, são 6 gols marcados e 3 assistências. Na temporada ao todo, a média é de 0,48 gols/jogo.

PUBLICIDADE

 

João Pedro (Cagliari)

Outro brasileiro que começou muito bem a temporada 2021/22 é o atacante João Pedro, formado na base do Atlético-MG.

Depois de ter rodado por diversos clubes, o versátil meia-atacante possui 9 gols na temporada e 3 assistências, sendo responsável direto para evitar um pior desempenho do Cagliari na tabela do Italiano.

Na atual temporada, marcou dois gols importantes e deu uma assistência, evitando derrotas para Salernitana e Atalanta, além de ter sido o melhor em campo contra o Torino. João Pedro melhorou tecnicamente nas finalizações e no jogo aéreo, mas ainda precisa aprimorar a qualidade do passe.

PUBLICIDADE

 

Lucas Paquetá (Lyon)

Cria do Flamengo, o meia Lucas Paquetá conseguiu finalmente encontrar seu espaço no futebol europeu, mais especificadamente no Lyon. Antes no Milan, o jovem acabou sendo pouco aproveitado pelo técnico Stefano Pioli, além de ter atuado fora da posição de origem.

No entanto, Lucas Paquetá evitou o retorno o Brasil e conseguiu uma vaga no Lyon, onde se transformou na atual temporada em um dos melhores jogadores do Campeonato Francês e da UEFA Europa League, sendo indiscutivelmente o melhor jogador do clube francês.

Na atual temporada, passou a ocupar mais a região da direita no terço final e conseguiu aprimorar a qualidade nos duelos aéreos, no drible, nos passes-chave e nas finalizações, além de contribuir decisivamente no sistema defensivo com desarmes constantes, posicionamento tático e poucas faltas.

PUBLICIDADE

 

William José (Real Betis)

Uma das surpresas da temporada 2021/22 do futebol europeu é o Real Betis, que fechou o ano na 3ª colocação de La Liga com 33 pontos, dentro da zona de classificação para a próxima UEFA Champions League.

Grande parte deste sucesso está concentrado na eficiência do atacante Willian José. Apesar de passagens por Real Madrid, Zaragoza, Las Palmas, Real Sociedad e Wolverhampton, é no Betis que William José vive seu melhor momento da carreira no futebol europeu.

O atacante começou a temporada muito bem com cinco gols marcados nos primeiros jogos, mas depois acabou diminuindo o ritmo de gols. No entanto, seguiu importante com 4 assistências, sendo eficiente no passe e no controle da posse de bola, contribuindo com o sistema do Betis.

PUBLICIDADE

 

Futebol - Real MadridÉder Militão (Real Madrid)

Outro grande destaque da temporada do Real Madrid é o zagueiro Éder Militão, se colocando na lista dos melhores jogadores do mundo na atual temporada.

Com grande eficiência na ocupação dos espaços, nos passes curtos, nos duelos aéreos e nos desarmes, Éder Militão conseguiu o feito de ser eleito o melhor jogador da partida mesmo sendo um zagueiro, na vitória do Real Madrid diante do Sevilla por 2 a 1, além de ter repetido a dose contra o Athletic Bilbao.

Mas o jogo que ficou na memória do torcedor foi na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Real Scoiedad, devido à fantástica atuação do brasileiro que possui média de apena uma falta por jogo.

PUBLICIDADE

 

Futebol - Real MadridCasemiro (Real Madrid)

Ainda na temporada passada, o Real Madrid chegou às semifinais da UEFA Champions League muito por causa do volante Casemiro, um dos principais pilares defensivos e que também se tornou fundamental no ataque em 2021.

Depois de um início pouco abaixo da média na atual temporada, Casemiro voltou à se destacar e garantir ótimas atuações para o Real Madrid, principalmente na goleada sobre o Granada por 4 a 1. Até mesmo no empate por 0 a 0 contra o Cadiz, Casemiro foi espetacular.

O brasileiro é um dos melhores do mundo nos duelos aéreos e no bloqueio das ações ofensivas, além de demonstrar boa qualidade nos passes e nas interceptações de bolas adversárias, com média de 2.9 desarmes por jogo em La Liga.

PUBLICIDADE

 

Emerson Royal (Tottenham)

A temporada 2020/21 não desponta mesmo destaque do que a atual, mas o brasileiro Emerson Royal conseguiu atuações tão positivas que acabou carimbando uma passagem à Europa antes de se firmar no futebol brasileiro.

Foram diversas as vezes que Emerson entrou na seleção da rodada oficial de La Liga na temporada passada. Depois de atuação sensacional na temporada 2020/21 no Real Betis, o brasileiro conseguiu tanto destaque que acabou sendo transferido para o Tottenham.

O desempenho de Emerson infelizmente acabou caindo um pouco nos Spurs, mas a qualidade nos duelos aéreos, nas interceptações adversárias e nos passes curtos ainda está presente. Na atual temporada, conseguiu boas atuações contra o Burnley, o Manchester United e o Brentford.

PUBLICIDADE

 

Matheus Cunha (Atlético de Madrid)

Um dos talentos mais promissores do futebol brasileiro é Matheus Cunha, jovem de 22 anos que merece uma menção honrosa nesta lista depois de ótima temporada 2020/21 no campeão Atlético de Madrid, onde foi um dos principais destaques do futebol espanhol.

Infelizmente, as chegadas de Luis Suárez e Antoine Griezmann no Atleti deixaram Matheus Cunha com pouco espaço no Atlético de Madrid e o brasileiro acabou virando reserva. Mas quando é acionado com tempo para decidir, acaba sendo importante.

Seu melhor jogo na temporada foi diante do Cadiz, onde atuou por apenas 17 minutos em jogo que estava 2 a 1 e marcou um gol, além de uma assistência para definir o placar. No jogo seguinte, atuou 71 minutos e marcou diante do Mallorca.

PUBLICIDADE

Matheus Cunha tem como principal característica o drible e acaba sofrendo muitas faltas por isso. Outros pontos positivos são as bolas longas, os cruzamentos e a ocupação de espaços. No entanto, o brasileiro ainda precisa melhorar no controle da posse quando ameaçado e nos passes curtos.

 

 

Raphinha (Leeds United)

A grande temporada 2020/21 do Leeds United terminou com o brasileiro Raphinha sendo o maior destaque. Justamente na sua primeira temporada no futebol europeu, conseguiu 6 gols e 8 assistências, além de receber diversos elogios.

PUBLICIDADE

Mesmo com a temporada péssima dos comandados de Marcelo Bielsa em 2021/22, Rapinha seguiu com o protagonismo no Leeds United e marcou gols importantes contra Norwich, Leicester, Crystal Palace e Chelsea, além de ter descontado a goleada sofrida pelo  Arsenal.

Raphinha se destaca principalmente na ótima ocupação de espaços pelo campo ofensivo, um dos melhores neste quesito. Também é forte nas bolas longas, no cruzamento, no drible e nos cortes para dentro. O brasileiro ainda precisa melhorar o controle da posse e aprimorar a qualidade nos duelos aéreos, mas a convocação inédita e as ótimas atuações na Seleção Brasileira mostram que Rapinha está no caminho certo.

 

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Benevenuto, Messias e mais: veja 5 zagueiros baratos que cabem no Corinthians

Gabigol, Borja e mais: confira os jogadores que mais perderam chances de gol no Brasileirão

Mercado da Bola: veja 5 destaques do Campeonato Argentino que podem pintar no seu time

Moisés, Guilherme e mais: confira 5 brasileiros que atuam na Ásia e podem pintar no seu time

PUBLICIDADE

Amigo secreto do Neymar tem cofre, meia e camisas de Palmeiras e Flamengo; veja os presentes

Daronco critica programas esportivos e Central do Apito: “Nem eles se acertam”

Cadê os reforços? Veja qual é a ideia do Flamengo no mercado da bola

Palmeiras: Velloso critica chegada de Navarro e exalta atacante ignorado do elenco

PUBLICIDADE