Home Futebol Libertadores 2022 terá time que foi campeão depois de ter sido rebaixado no ano anterior

Libertadores 2022 terá time que foi campeão depois de ter sido rebaixado no ano anterior

Alianza Lima foi campeão peruano depois de ter sido rebaixado na temporada anterior; conheça a história ‘bizarra’ de tal feito

Por Victor Martins em 15/12/2021 13:25 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/Facebook Oficial Alianza Lima

A Libertadores 2022 terá vários times tradicionais da América do Sul, com várias histórias sobre as conquistas das respectivas vagas. E talvez a mais ‘bizarra’ seja a do Alianza Lima, campeão peruano no mesmo ano em que deveria ter jogado a segunda divisão de seu país.

Sim, isto aconteceu. O Alianza, um dos times de maior tradição do Peru, deveria ter jogado em 2021 a Liga 2, a segundona local, após ter sido rebaixado em 2020. Mas uma série de fatos inusitados acabaram levando o time a conseguir uma ‘virada de mesa’ para se manter na elite do futebol do seu país, vencer o campeonato doméstico e ir à Libertadores.

O The Sun contou um pouco desta história que não apenas envolve o time de Lima, mas também o Carlos Stein. Esta equipe, da cidade de Lambayeque, foi o ‘pivô’ de toda a confusão que acabou fazendo com que o Alianza não fosse rebaixado ao final do Campeonato Peruano de 2020, quando a competição inteira foi disputada na capital pela razões da pandemia.

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJvdFhCTUt0dyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O Carlos Stein fechou o Peruano-2020 uma posição acima do Alianza, salvo de cair. Mas sofreu com problemas financeiro e atrasos salariais de jogadores. Por isso, a Federação Peruana (FPF) chegou a multar a equipe, mas o time de Lima tratou de pressionar para que estes perdessem pontos por tais atrasos, conforme diz o regulamento da liga local.

A FPF negou o pedido do clube, que recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS) na Suíça, e conseguiu ganho de causa. Mas quando a decisão foi proferida, a competição já havia começado e o Carlos Stein já tinha até jogado. Ainda assim, a entidade que rege a liga local teve que rebaixá-lo e promover de volta o Alianza Lima para a primeira divisão. Uma ‘virada de mesa’ bastante inusitada

Treinado por argentino Carlos Bustos, este contratado às pressas, o Alianza foi campeão com um futebol muito baseado em termos defensivos. E derrotou na decisão um time com maior calibre no ataque, o rival Sporting Cristal, para conquistar a taça e ir à Libertadores. O gol do título, marcado na partida de ida (vencida por 1 a 0) foo de um velho conhecido dos brasileiros: Hernán Barcos, ex-Palmeiras e Grêmio.

No entanto, a temporada 2022 pode colocar as duas principais figuras da polêmica novamente frente a frente. O Carlos Stein conquistou novamente vaga na Primeira Divisão num play-off e, agora, reencontrará o Alianza na elite no próximo ano.

LEIA TAMBÉM

Atlético-MG: Cuca perde dois jogadores para a final da Copa do Brasil

Boa opção? Treinador português que já foi especulado no Flamengo fica livre no mercado

Após a chegada de Paulinho, Corinthians tem o elenco com mais jogadores que disputaram a última Copa do Mundo pelo Brasil

Cruzeiro busca meio-campista no mercado da bola; veja nomes avaliados

Barcelona estuda oferta milionária para tirar Gabigol do Flamengo; veja valores

Fake News envolvendo Verstappen e Bolsonaro viraliza e gera polêmica na web

Palmeiras: Felipe Melo relembra treta contra o Peñarol e dispara: “Tinha uns frouxos no nosso time também”

Internacional faz proposta por Vojvoda, técnico do Fortaleza, e treinador já tem resposta definida

Exit mobile version