Home Outros Esportes NBA: Russell Westbrook, dos Lakers, chega ao 400º jogo seguido cometendo turnovers

NBA: Russell Westbrook, dos Lakers, chega ao 400º jogo seguido cometendo turnovers

Armador do Los Angeles Lakers entrou para os livros de história da NBA… mas pelo motivo errado desta vez

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Ágil, versátil e bastante atlético, o armador dos Lakers, Russell Westbrook nunca foi, contudo, conhecido por proteger bem uma bola de basquete. E isso se traduz nos números. Na partida do último domingo, contra o Chicago Bulls, Westbrook chegou ao 400º jogo seguido cometendo, ao menos, um turnover na NBA. Ou seja, o camisa número zero perde a posse de uma bola de maneira consecutiva em temporada regular desde 2016!

PUBLICIDADE

Na verdade, o último jogo de Westbrook sem turnovers aconteceu em 14 de março daquele ano contra os Blazers. O armador ainda atuava pelo Oklahoma City Thunder e conseguiu um triplo-duplo na vitória por 128 a 94. De lá para cá, portanto, são 400 partidas cometendo erros com a posse de bola para o jogador de 33 anos.

Vale dizer que, neste meio tempo, Westbrook conseguiu passar ‘ileso dos turnovers‘ por uma partida quando atuava pelo Houston Rockets, em 2020. No entanto, o duelo contra o Oklahoma City Thunder era válido pelos playoffs e, por isso, não entra nas estatísticas referentes à temporada regular da NBA.

PUBLICIDADE

Westbrook, o REI dos turnovers?

De fato, os números de Russell referentes a perdas de bola ao longo da carreira são precocupantes. Com apenas 14 temporadas disputadas, o armador já é o 4º na lista com mais turnovers em toda a história da NBA (4034). Vale dizer que o líder dessa lista indigesta é LeBron James, com 4662, ao longo de 18 temporadas.

Além disso, o companheiro de James nos Lakers é o que mais rapidamente atingiu a marca de 4.000 turnovers na história. Ele precisou de apenas 966 jogos para isso. Ou seja, 184 a mais que LeBron, na segunda posição da lista.

Quer mais? Westbrook detém a PIOR média de perdas de bola da história da NBA, com 4,1 por jogo. Nesta temporada, sua média é ainda inferior, com 4,5 desperdícios de posse por partida. Por fim, ele também lidera o ranking de atleta com mais jogos acima dos CINCO turnovers. Veja abaixo:

Enfim, mesmo que Wetbrook não cometa mais nenhum turnover nos próximos 51 jogos da da temporada regular, ele continuará a liderar a lista das piores médias de turnover por jogo (4,1) na história da NBA.

PUBLICIDADE

Trata-se de um jogador com muitos atributos, mas que definitivamente não consegue segurar a bola. Tal problema, assim como sua falta de precisão nas bolas de três, era uma preocupação dos Lakers quando o armador se tranferiu para a franquia. Enfim, Westbrook é um jogador talentoso. Não à toa, detém o recorde da NBA em triplos-duplos (na história, com 189, e em uma só temporada, com 42).

Dessa vez, porém, ele acabou indo parar nos livros de história por um motivo amargo…

LEIA MAIS:

NBA: Após final ‘trágico’ em derrota dos Lakers, Westbrook se irrita com pergunta de repórter

NBA: Veja a cesta que fez Steph Curry quebrar o recorde de bolas de 3

PUBLICIDADE

NBA: Damian Lillard faz post criticando jornalista da ESPN por matéria: “Fofoca”

NBA: Luka Doncic, dos Mavericks, fala sobre problemas com o peso: ‘Sei que preciso melhorar’

Di María no Atlético, São Paulo quer Ferreirinha e Douglas Costa, Palmeiras sonda De La Cruz: as últimas do futebol hoje (21)

Flamengo avança por Jorge Jesus e treinador já tem prazo para dar resposta

PUBLICIDADE

Felipe Melo explica polêmica sobre Leila e diz que Palmeiras já é passado

Mercado da bola: Borja se aproxima de acerto com novo clube