Home Extracampo Tottenham explora os problemas defensivos do Liverpool num empate emocionante e cheio de reviravoltas

Tottenham explora os problemas defensivos do Liverpool num empate emocionante e cheio de reviravoltas

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira explica como Antonio Conte e Jürgen Klopp montaram suas equipes para a partida deste domingo (19)

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

O contexto complicado da Premier League 2021/22 com os adiamentos de jogos por conta de surtos de COVID-19 nos clubes ingleses vem permitindo que jogadores ganhem espaço (caso de Gabriel Martinelli no Arsenal) e que equipes tidas como favoritas entrem em campo enfraquecidas por conta da série de desfalques. O Liverpool sofreu desse problema e teve que encarar um Tottenham intenso, completo e muito mais concentrado neste domingo (19), em Londres. É verdade que o empate em 2 a 2 também foi marcado pela arbitragem confusa e polêmica de Paul Tierney, que conseguiu desagradar aos times comandados por Antonio Conte e Jürgen Klopp. Certo é que Tottenham e Liverpool nos entregaram mais uma partida repleta de emoções, lances de talento, reviravoltas e duelos táticos do mais alto nível dentro e fora do campo. Tudo de acordo com o nível de excelência do futebol jogado na liga mais forte do mundo.

PUBLICIDADE

Difícil não concluir que os desfalques do Liverpool pesaram demais na atuação da equipe comandada por Jürgen Klopp. Van Dijk, Fabinho e Curtis Jones testaram positivo para a COVID-19, Thiago Alcântara teve um teste suspeito e Henderson não se recuperou totalmente da doença. Diante das baixas, o treinador alemão apostou num meio-campo formado por Keita, Milner e pelo jovem Tyler Morton. Por mais que os Reds estivessem organizados no 4-3-3 costumeiro de Jürgen Klopp, o time não apresentava a mesma consistência defensiva contra um Tottenham extremamente intenso e letal nos contra-ataques. O conhecido 5-3-2 de Antonio Conte avançava os alas Emerson Royal e Sessegnon para abrir o campo, Winks, Ndombélé e Dele Alli ocupavam bem os espaços por dentro e Harry Kane e Son atacavam as costas da última linha defensiva. O primeiro gol dos Spurs nasceu de um desses passes em profundidade na direção do camisa 10.

PUBLICIDADE

Emerson Royal e Sessegnon abrem o campo, Harry Kane e Son se projetam às costas da última linha e Ndomeblé tem todo o tempo do mundo para fazer o passe em profundidade. O Tottenham aproveitou bem os problemas defensivos do Liverpool. Foto: Reprodução / YouTube / ESPN Brasil

O primeiro gol dos Spurs (marcado aos 12 minutos do primeiro tempo) meio que escancararam todos os problemas do seu (fortíssimo) adversário. E por mais que os desfalques influenciassem diretamente na atuação do escrete de Jürgen Klopp, o Tottenham fazia jogo correto e jogava de acordo com o que Antonio Conte havia planejado. Linhas fechadas, marcação encaixada com perseguições curtas na frente da área e muita aplicação tática da linha de cinco defensores para fechar os espaços de Diogo Jota, Salah e Mané no terço final. O Liverpool até levou um pouco de perigo ao gol de Lloris (que fez duas boas defesas) com os avanços de Alexander-Arnold e Robertson ao ataque como autênticos pontas à moda antiga. Mesmo assim, faltava aprimoramento e um pouco mais de calma para acertar o último passe. Lá atrás, Alisson salvava os Reds com duas defesas de cinema em finalizações de Son e Dele Alli dentro da área.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI3ZTBNTVV6WiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Mas o Liverpool conseguiu se impor dentro do seu estilo altamente intenso e agressivo nas transições. Bastou que o trio de zaga formado por Davinson Sánchez, Dier e Davies piscasse para que Robertson lançasse Mané pelo lado esquerdo. A zaga do Tottenham ainda consegue cortar, mas a bola volta no lateral-esquerdo dos Reds que faz cruzamento de cinema para Diogo Jota empatar a partida. E nesse ponto, é interessante notar como funciona a dinâmica ofensiva dos comandados de Jürgen Klopp. Como Alexander-Arnold e Robertson avançam muito para o ataque (e que talvez sejam as principais armas ofensivas da equipe da terra dos Beatles), Klopp posicionava Keita e Milner mais pelos lados para fazer a cobertura e deixava Tyler Morton um pouco mais por dentro. É verdade que os três se mostraram bastante aplicados na partida, mas o nível ficou muito abaixo dos titulares Fabinho, Henderson, Thiago Alcântara e companhia.

Robertson aproveita cochilo da defesa do Tottenham para iniciar a jogada do gol de empate do Liverpool. Ele e Alexander-Arnold eram as principais armas ofensivas dos Reds e contavam com a cobertura de Milner e Keita sempre que subiam ao ataque. Foto: Reprodução / YouTube / ESPN Brasil

O panorama do segundo tempo mudou muito pouco. O Liverpool seguia tentando se impor no campo adversário e o Tottenham abusava da velocidade nos contra-ataques. Robertson virou o jogo para os Reds logo depois que os Spurs reclamaram de penalidade (discutível) em cima de Dele Alli. Este que escreve não marcaria, apesar da certeza de que o árbitro Paul Tierney já havia perdido o controle da partida há bastante tempo. E quiseram os deuses do velho e rude esporte bretão que Alisson (justamente um dos melhores em campo) cometesse o erro fatal que resultaria no gol de empate do Tottenham (marcado por Son aos 29 minutos da segunda etapa). No entanto, é bom observar que a equipe comandada por Antonio Conte se valeu da mesma estratégia do primeiro tempo, com linhas avançadas, alas abertos e atacantes buscando o espaço atrás da última linha. A falha do goleiro do Liverpool foi apenas a “cereja do bolo” desse lance.

PUBLICIDADE

Com Firmino no lugar de Tyler Morton, Jürgen Klopp apostou num 4-2-3-1 mais nítido para ocupar o meio-campo. No entanto, o Tottenham encontrou espaços demais à sua frente e teve tempo para armar o contra-ataque que resultou no gol de empate. Foto: Reprodução / YouTube / ESPN Brasil

Robertson ainda seria justamente expulso depois de cometer falta feia em cima de Emerson Royal, mas que causaria a reclamação de Jürgen Klopp (ver no vídeo acima) e de todo o time dos Reds com relação a uma dividida feia em cima do mesmo Robertson. Ao mesmo tempo, cada um dos times reclamou demais de penalidades ignoradas e pela arbitragem confusa de Paul Tierney. Acabou que o placar final do jogo deste domingo (19) não foi mais modificado até o apito final. E diante de tudo o que aconteceu no Tottenham Hotspur Stadium, ficou claro para este que escreve que os desfalques influenciaram sim no resultado. Ainda mais sabendo que Antonio Conte explorou justamente a falta de consistência do meio-campo do Liverpool nos contra-ataques da sua equipe. E mesmo tendo falhado feio no gol de Son, precisamos reconhecer que o goleiro Alisson salvou os Reds daquilo que poderia ser uam goleada histórica em Londres.

Retratos de um jogo marcado por um contexto complicado e de mais um surto de COVID-19 nos elencos da Premier League. É difícil prever o que pode acontecer nos próximos dias com o número de casos aumentando e a recusa de alguns jogadores em não tomar a vacina. O Tottenham conseguiu aproveitar o cenário favorável e não conseguiu uma vitória em cima de um forte adversário por questão de detalhes. Já o Liverpool se segurou como pôde, mas viu o líder Manchester City escapar. A conferir as cenas dos próximos capítulos.

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Solidez defensiva, velocidade e eficiência: como José Mourinho colocou o Tottenham na liderança da Premier League

PUBLICIDADE

Entrada de Kanté descomplica as coisas e Chelsea atropela o Tottenham num segundo tempo brilhante

Algumas considerações honestas, sinceras e um tanto impopulares sobre a permanência de Sylvinho

São Paulo mostra consistência e volume de jogo contra as Gurias Coloradas e garante vaga na final da Brasil Ladies Cup