Home Mercado da Bola Saiba quais foram os motivos determinantes para o acerto de Zé Ricardo com o Vasco

Saiba quais foram os motivos determinantes para o acerto de Zé Ricardo com o Vasco

Zé Ricardo irá comandar o clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O projeto que chegou do Vasco para Zé Ricardo era muito bom. Projeto com o qual ele não poderia recusar. E, por isso, não pensou duas vezes antes de rejeitar uma oferta do Al Dharfra, dos Emirados Árabes. Mas o que pensou nessa decisão? O Torcedores.com apurou alguns motivos que foram determinantes para o retorno dele para o futebol brasileiro. Confira!

PUBLICIDADE

Projeto do Vasco

Antes de mais nada, o presidente Jorge Salgado ofereceu um salário e bonificações em caso de acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro dentro da realidade financeira do Vasco. Além disso, o dirigente prometeu autonomia para montar a comissão técnica e o elenco.

Com passagens por Flamengo, Botafogo, Fortaleza e Internacional, Zé Ricardo nunca comandou um projeto que tivesse suas digitais. Agora, ele terá a oportunidade de ajudar na restruturação do departamento de futebol profissional e de base do Vasco,

PUBLICIDADE

A primeira medida do treinador foi indicar Carlos Brazil, coordenador das divisões de base do Corinthians, para ajudá-lo a encontrar soluções criativas no mercado para reforçar o elenco vascaíno. Afinal, o clube não dispõe de muito dinheiro para fazer grandes investimentos.

Com a experiência de quem revelou muitos jogadores no Flamengo, Zé Ricardo terá liberdade para explorar as categorias de base. Afinal, a diretoria vascaína deseja ver mais atletas formados em casa vestindo a camisa do clube em 2022.

Único técnico que quis o Vasco

Após a demissão do técnico Fernando Diniz, o presidente Jorge Salgado começou a sua odisseia em busca de um treinador para o Vasco. O dirigente sondou alguns nomes acostumados a comandar clubes da Série B do Brasileirão como Guto Ferreira.

Porém, o treinador do Bahia não demonstrou interesse em comandar o Vasco em 2022. Nos bastidores, chegou-se a ventilar a contratação de Eduardo Barroca, Jair Ventura e Jorginho Amorim. No entanto, o clube não avançou nas conversas com eles.

PUBLICIDADE

Após ter o nome lembrado por conselheiros, Zé Ricardo foi procurado por Jorge Salgado e abriu conversas para retornar ao Vasco. Após uma semana de negociação, o treinador sacramentou seu retorno a São Januário.

Relação com a torcida

A relação entre Zé Ricardo e a torcida do Vasco é muito boa desde 2017. O treinador, antes de mais nada, tirou o time da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e conquistou uma vaga na Copa Libertadores da América de 2018.

O respeito e o carinho do torcedor aumentaram ainda mais após Zé Ricardo descartar uma oferta do Al Ahli, da Arábia Saudita. Na época, ele recebeu uma valorização financeira para seguir no clube até o final da temporada.

A família

Zé Ricardo é casado e tem um filho. Sua esposa, Paula, é quem cuida do negócio da família no Rio de Janeiro, após sua ida para o Oriente Médio. Apesar dos “petrodólares” do Qatar SC, o treinador abriu mão de uma oferta financeira vantajosa para ir trabalhar nos Emirados Árabes. E, com isso, decidiu voltar ao futebol brasileiro para ficar próximo da família. 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Saiba quem Zé Ricardo pretende levar para o Vasco para integrar a comissão técnica 

Zé Ricardo no Vasco: Relembre carreira, títulos e clubes por onde passou 

Dono de multa rescisória alta, Tiago Reis não sabe se continuará no Vasco em 2022 

Entenda porque Zé Ricardo ainda não foi anunciado como técnico do Vasco para 2022 

Fortaleza supera Flamengo e Atlético-MG e consegue feito único no Brasileirão 2021 

Copa do Nordeste 2022 já tem grupos definidos; confira 

Jorge Jesus em rival do Flamengo, Diego Costa no Palmeiras e mais: veja as notícias do dia (6) 

Em primeiro ao lado de Haaland, Vinicius Junior supera Mbappé e tem valor de mercado de quase R$ 1 bilhão