Home Torcedoras Supercopa do Brasil Feminina 2022: Saiba tudo sobre o novo campeonato

Supercopa do Brasil Feminina 2022: Saiba tudo sobre o novo campeonato

Primeira edição da competição contará com oito times e acontece em fevereiro

Por Naiara Ashaia em 07/12/2021 16:01 - Atualizado há 2 anos

Rebeca Reis e Livia Villas Boas / Staff Images Woman / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mais uma competição para o calendário do futebol das meninas: a Supercopa do Brasil Feminina. Com oito equipes, o campeonato é a segunda novidade para 2022, depois do anúncio da Série A-3 do Campeonato Brasileiro.

Os times que participarão da primeira Supercopa do Brasil Feminina são: Corinthians, Cruzeiro, Esmac, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Real Brasília. A definição dos participantes se deu a partir da escolha dos melhores colocados no Brasileirão Série A-1 e A-2, sendo uma equipe por estado.

Por serem melhores ranqueadas, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) puderam enviar dois times para a competição. Os jogos serão em sistema mata-mata, com confrontos eliminatórios. Haverá disputa de pênaltis em caso de empate.

Na primeira fase, as partidas serão únicas. Já a semifinal e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os confrontos serão estabelecidos por meio de um sorteio ainda sem data definida. O mando de campo será sempre da federação melhor posicionada na lista classificatória.

A criação de uma nova competição fortalece ainda mais o futebol feminino no Brasil. Atualmente, há apenas o Campeonato Brasileiro como competição nacional para essa categoria.

A primeira edição da Supercopa Brasil Feminina acontecerá entre 6 e 13 de fevereiro de 2022.

Mais uma competição: Série A-3 no futebol feminino

A inédita terceira divisão será composta por 32 equipes. O primeiro critério de participação é selecionar os 27 campeões estaduais (um de cada estado e do Distrito Federal). Compondo as equipes, estarão os quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022. Por fim, um clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.

 

LEIA MAIS

CBF confirma clubes que irão disputar a SuperCopa do Brasil Feminina

São Paulo executa plano de jogo com precisão e vence o “primeiro round” da final do Paulistão Feminino

Mundial Feminino de Clubes: Disney adquire direitos de transmissão

Por respeito à diversidade, pilotos escancaram contradição da F1 na Arábia

UEFA tomará medidas após 20 a 0 nas Eliminatórias da Copa Feminina

Exit mobile version