Home Outros Esportes Análise NFL: Kansas City Chiefs de Mahomes duela contra o Pittsburgh Steelers para confirmar o favoritismo

Análise NFL: Kansas City Chiefs de Mahomes duela contra o Pittsburgh Steelers para confirmar o favoritismo

Mahomes e companhia são favoritos para avançar de fase na NFL e lutar para chegar mais uma vez no Super Bowl

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

Esse confronto é o mais desequilibrado dos playoffs e claramente há um favorito. O Kansas City Chiefs teve uma primeira metade de temporada turbulenta, mas engrenou em certo momento e construiu uma sequência de oito vitórias seguidas até ser derrotado pelo Cincinnati Bengals. O Pittsburgh Steelers tem um treinador de elite em Mike Tomlin e toda experiência de Big Ben, porém há muitos buracos na equipe.

PUBLICIDADE

A narrativa do jogo traz um ambiente de proporções históricas: esse pode ser o último jogo da carreira de Ben Roethlisberger. A maneira que Pittsburgh chegou à pós-temporada já foi marcante, e a partir de agora a equipe entra como “azarão” em todos os confrontos possíveis.

Comandados por Minkah Fitzpatrick e T.J. Watt, que acabou de igualar a temporada com mais sacks na história da NFL (22,5), o sistema defensivo é o que traz alguma esperança aos Steelers. Pressionar Patrick Mahomes e forçar turnovers são itens que podem fazer a franquia sonhar com o improvável. Porém, apesar de alguns nomes de impacto, a defesa como um todo não vem de uma temporada animadora e teve jogos com muitos pontos cedidos, inclusive 36 dos próprios Chiefs ao longo da fase regular da NFL.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A defesa precisa fazer uma atuação histórica, pois o ataque é anêmico. Big Ben é um jogador lendário, mas não tem o mesmo braço de anos atrás e pouco ameaça com lançamentos longos. O jogo terrestre não empolga, a linha ofensiva é mediana e o corpo de recebedores é apenas ‘ok’, sendo otimista. No geral, o ataque é ruim.

Kansas City Chiefs busca ir ao Super Bowl pela terceira temporada seguida

Se os Steelers têm muitos problemas, especialmente ofensivamente, os Chiefs caminham por uma direção diferente. O talento nato de Patrick Mahomes se completa com toda explosão de Travis Kelce e velocidade de Tyreek Hill. O ataque se estabilizou de forma geral, diminuiu drasticamente o número de turnovers e ainda conta com uma linha ofensiva sólida. Não tem uma cara de “imparável” como na temporada passada, mas ainda sim é um dos melhores e mais temíveis sistemas.

Além do incrível ataque que já é de conhecimento de todos, a defesa mostrou uma evolução gigantesca ao longo da temporada e o sistema de Steve Spagnuolo leva poucos pontos por jogo. Somado isso ao ataque completamente sem identidade de Pittsburgh, a resposta final parece ser óbvia.

No fim das contas, não dá para descartar os Steelers completamente. Mas seria a maior zebra desses playoffs caso a franquia com mais títulos do Super Bowl – ao lado do New England Patriots – avançasse de fase. Os Chiefs de Mahomes e Andy Reid são os favoritos para alcançar mais uma vaga no grande jogo da temporada da NFL.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Análise NFL: Cincinnati Bengals tem potencial para ir longe, mas Las Vegas Raiders é uma ameaça

Análise NFL: as armas de Los Angeles Rams e Arizona Cardinals para o clássico nos playoffs

Análise NFL: os pontos positivos e negativos de Dallas Cowboys e San Francisco 49ers

PUBLICIDADE

Análise NFL: Philadelphia Eagles pode surpreender o Tampa Bay Buccaneers e derrubar Tom Brady?

Análise NFL: Bills e Patriots jogam a vida nos playoffs no terceiro capítulo do clássico na temporada

NFL: Em batalha entre Deebo Samuel e Cooper Kupp, 49ers vencem de virada e vão aos playoffs

NFL: Big Ben e Najee Harris decidem na prorrogação e Steelers ainda têm chances de ir aos playoffs

PUBLICIDADE

NFL anuncia a morte do lendário treinador John Madden

NFL: Com último quarto perfeito, Chargers freiam reação dos Bengals e vencem fora de casa