Home Futebol Bilbao vence prorrogação e elimina Barcelona nas oitavas da Copa do Rei

Bilbao vence prorrogação e elimina Barcelona nas oitavas da Copa do Rei

Athletic Bilbao conseguiu vencer uma dura batalha contra o Barcelona no San Mamés e avançou para as quartas de final da Copa do Rei da Espanha

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Athletic Bilbao Athletic Club 3-2 Barcelona Barcelona
Copa do Rei 2021/22 - Oitavas de Final

O Barcelona acabou sendo superado pelo Athletic Bilbao por 3 a 2 nesta quinta-feira (20) em jogo disputado no San Mamés e deixou a Copa do Rei nas oitavas de final.

PUBLICIDADE

Movimentada desde o início, a partida começou com um verdadeiro golaço marcado pelo Athletic Bilbao. Aproveitando-se das linhas altas do Barça, Nico Williams venceu Alba e percorreu o corredor direito até cruzar na área onde Munian recebeu e ajeitou para acertar o ângulo esquerdo, encobrindo Ter Stegen.

Foi um início muito duro para o Barça que começou a surgir mais no jogo apenas depois dos 15 minutos em tentativas de contragolpe. Gavi teve a primeira chance em testar o goleiro Agirrezabala.

PUBLICIDADE

Mas o Barça foi clínico aos 20′ e empatou com outro golaço. Busquets fez o tiki-taka pela linha de fundo na esquerda e cruzou na área onde Ferran Torres chutou firme e acertou o ângulo para movimentar novamente o placar.

Jugla, a jovem sensação do Barcelona e maior aposta de Xavi Hernández, teve algumas oportunidades atuando por dentro, mas não conseguiu criar chances de grande perigo no restante do primeiro tempo.

O objetivo do Athletic Bilbao foi concluído antes do intervalo ao desacelerar o jogo e entregar a posse para os comandados de Xavi Hernández, que não conseguiram encontrar espaço para criar boas jogadas.

Diferentemente do primeiro tempo, o início da segunda etapa foi um pouco menos movimentada. Aos 8′, Inaki Williams ajudou a criar espaço para seu irmão Nico na área, mas Ter Stegen defendeu e evitou maior perigo. Os irmãos voltaram a ter nova chance na sequência, com Inaki arriscando voleio que foi para fora.

PUBLICIDADE

Os irmãos Inaki e Nico Williams estavam dando cada vez mais trabalho para o Barcelona e a pressão era crescente. Aos 22′, Inaki deixou na medida para Nico receber dentro da área, só que o bandeirinha marcou impedimento erroneamente e parou a jogada.

Em rara tentativa oportunidade no segundo tempo, o Barcelona teve Alba cobrando falta perigosa e levantando dentro da área, mas Ansu Fati chutou para fora do gol e desperdiçou.

Os comandados de Xavi tentaram novamente arriscar nos contra-ataques e uma grande chance surgiu aos 35′ com Ansu Fati batendo e Frenkie de Jong tentando chutar no rebote de forma rasteira, mas acabou sendo bloqueado.

Porém, a pressão do Bilbao voltou com tudo na reta final e Inaki Williams usou sua força para criar oportunidade em jogada individual e vencer Ter Stegen, mas parou na trave na tentativa de acertar o ângulo.

PUBLICIDADE

Só que o gol da vitória finalmente veio aos 41′. Muniain cobrou a falta pela esquerda e Berenguer jogou em cima de Ter Stegen. Na confusão dentro da área, Íñigo Martínez surgiu na pequena área em condição legal e tirou de Piqué, empurrando para o fundo do gol e deixar o Barcelona na desvantagem.

O Athletic ainda teve chance de ouro para conseguir matar o jogo de vez com Berenguer indo às redes e fazendo a torcida vibrar bastante, mas o impedimento foi marcado no cruzamento de Nico Williams.

Mas nos acréscimos, aos 48 minutos do segundo tempo, o Barcelona ressurgiu. Em grande jogada no final do tempo regulamentar, Daniel Alves acertou uma pequena bicicleta dentro da área para Pedri bater de primeira no canto e vencer o goleiro Agirrezabala, levando a decisão da vaga à prorrogação.

Athletic Bilbao levou a melhor diante do Barcelona na prorrogação

No primeiro tempo extra, o Bilbao teve apenas uma chance em jogada criada com Nico Williams cruzando na direita e Daniel Alves afastando em um período que teve o Barcelona com mais controle da posse e passes mais trabalhados.

PUBLICIDADE

Só que o Athletic acabou aproveitando a oportunidade quando Alba bloqueou novo cruzamento de Nico Williams com o braço. O árbitro marcou pênalti e Muniain foi às redes, mandando Ter Stegen para o outro lado aos 16 minutos.

Como esperado, o segundo tempo da prorrogação ficou marcado por um Barcelona trocando menos passes, tentando ser mais ofensivo, diante de um Athletic Bilbao mais recuado, conseguindo algumas chances perigosas.

O torcedor do Bilbao teve um susto depois que Torres aproveitou passe de Daniel Alves na medida para vencer Agirrezabala, mas o lance foi anulado por impedimento aos 2′ do segundo tempo da prorrogação.

Aos 6′, Busquets cobrou falta após ser derrubado por Inaki Williams, mar Lekue não conseguiu nada na sequência do lance e o Bilbao conseguia cumprir com seu objetivo defensivo.

PUBLICIDADE

Aos 10′, Agirrezabala se antecipou e defendeu o cruzamento de Frenkie de Jong para lançar Inaki Williams no contra-ataque, mas Busquets evitou maior perigo na linha de fundo pela direita e evitou maior perigo.

Nos acréscimos, o Athletic Bilbao conseguiu evitar que o Barcelona transformasse a posse em novas chances de gol e segurou o resultado para garantir a vitória e a vaga nas quartas de final da Copa do Rei.

 

FICHA TÉCNICA
ATHLETIC BILBAO 3-2 BARCELONA

PUBLICIDADE

Data: 20/01/2022, 17:30
Estádio: San Mamés

Gols: 1T 2′ Munian (Athletic); 1T 20′ Ferran Torres (Barcelona); 2T 41′ Inigo Martínez (Bilbao); 2T 48′ Pedri (Barcelona); 1P 16′ Muniain (Bilbao)

Substituições – Athletic Bilbao: Williams (Sancet); Berenguer (Raul Garcia); Belenziaga (Yuri); Zarraga (Nico Williams); Lekue (De Marcos)

Substituições – Barcelona: Nico González (Ezzalzouli); Frankie De Jong (Gavi); Ansu Fati (Jutgla); Dest (Fati); Braithwaite (Pedri)

PUBLICIDADE

Athletic Bilbao (4-4-2): Julen Agirrezabala; Oscar De Marcos, Dani Vivian, Inigo Martinez, Yuri Berchiche; Nico Williams, Dani Garcia, Mikel Vesga, Iker Muniain (c); Oihan Sancet, Raul Garcia.

Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Dani Alves, Ronald Araujo, Gerard Pique, Jordi Alba; Gavi, Sergio Busquets (c), Pedri; Abdessamad Ezzalzouli, Ferran Torres, Ferran Jutgla.

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE