Home Futebol Copa Africana de Nações: 5 seleções para ficar de olho

Copa Africana de Nações: 5 seleções para ficar de olho

Torneio reúne grandes craques do futebol mundial

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

No último domingo (9), a Copa Africana de Nações foi iniciada, com termino previsto para fevereiro. A competição entre países africanos tem equivalência a Eurocopa e Copa América, sendo um torneio continental.

PUBLICIDADE

Para os clubes a notícia já não é tão boa, devido ao calendário da CAF, a competição ocorre ao mesmo tempo que ligas como Premier League e La Liga, sendo assim, astros como Mohamed Salah, Sadio Mané e Edouard Mendy, desfalcam seus times para defenderem seus países.

Montamos uma pequena lista de seleções que podem brilhar na Copa Africana de Nações e também surpreenderem na Copa do Mundo de 2022. Algumas seleções mais tradicionais como Egito e Camarões, acabaram ficando de fora, mas seguem sendo ressaltadas, por terem nomes que podem decidir.

PUBLICIDADE

Senegal

O elenco mais estrelado, Senegal chega como uma das principais favoritas a levar o troféu pra casa. Não é exagero dizer que essa seleção possui uma das melhores defesas do mundo, começando pelo goleiro Edouard Mendy, destaque do campeão europeu Chelsea. Somado a isso, na linha de zagueiros “somente” Koulibaly, defensor amplamente disputado por potências europeias. Na lateral, Bouna Sarr, que atualmente defende o Bayern de Munique. Na proteção do meio-campo, Idrissa Gueye (PSG).

No ataque, a estrela do time Sadio Mané deve guia-los com sua camisa 10, ao lado do jovem Ismaly Sarr, neste caso, resta saber as condições físicas do atacante do Watford. É fato que Cissé terá muitas opções para escalar sua equipe ideal.

Argélia

Ao lado de Senegal, tem a melhor geração africana, atualmente. São incríveis 34 jogos invictos, se mantendo como uma potência da África há alguns anos. Na Copa do Mundo de 2014, terminou como uma das sensações do torneio, caindo apenas para a campeã, Alemanha. Mesmo com um processo de renovação, ainda é possível encontrar remanescentes.

Liderados pelo astro Ryhad Mahrez, que novamente se destaca no Manchester City de Pep Guardiola, a Argélia é uma das equipes a serem batidas. Ainda contando com o veterano Feghouli, o artilheiro Bounedjah e o meio-campista Bennacer, do Milan.

PUBLICIDADE

Nigéria

Com direito a novo treinador português, a tradicionalíssima Nigéria, que há muitos anos causa dores de cabeça para seus adversários na Copa do Mundo, na competição africana já aparece como uma incógnita. Analisando o elenco, é fato que dispõe de grandes nomes com boas chances de fazer um torneio bastante competitivo.

A esperança nigeriana passava muito pelo jovem artilheiro do Napoli, Victor Oshimhen, que não conseguiu se recuperar a tempo. Com isso, as fichas se voltam para o atacante Iheanacho, além da experiência da dupla Musa e Ighalo. Enquanto Ndidi, deve ficar responsável pelo meio-campo.

Costa do Marfim

Caindo no mesmo grupo da Argélia, essa é a melhor oportunidade para a Costa do Marfim mostrar o valor da sua atual geração. Afinal, a seleção já está fora da próxima Copa do Mundo, deixando os torcedores com uma pulga atrás da orelha quanto o nível técnico do seu país.

Analisando os nomes convocados, os costa marfinenses desfrutam de um dos melhores elencos da competição, sem dúvidas. No ataque, “apenas” o artilheiro da Champions League, Sébastien Haller, além da dupla velocista com Pepe e Wilfred Zaha. No meio-campo também não falta opções com Kessié (Milan), Gradel (Sivasspor), Cornet (Burnley) e Seri (Fulham). Sua dupla de zagueiros se concentra na Inglaterra com Bailly (Manchester United) e Boly (Wolverhampton)

PUBLICIDADE

Marrocos

Com duas derrotas nos últimos 30 jogos, o Marrocos, tem uma das melhores seleções africanas no momento. O treinador bósnio Vahid Halilhodžić decidiu não levar o astro Hakim Ziyech, acusando o atacante de fazer a seleção refém.

Sem dúvidas, o craque do Chelsea será uma ausência sentida, colocando os marroquinos um degrau abaixo das demais favoritas. No entanto, ainda contam com nomes como o lateral-direito Hakimi (PSG) e o artilheiro do Sevilla, En-Nesyri, além do seu companheiro de clube e ex-promessa do Barcelona, Munir El Haddadi.

LEIA TAMBÉM

Decepção na Inglaterra e recomeço no Ajax: conheça Sébastien Haller, artilheiro da Champions League

PUBLICIDADE

Champions League 21/22: 10 jovens jogadores para ficar de olho

Champions League 21/22: 5 times para ficar de olho na competição

Algoz do Brasil e goleador no Napoli: quem é Victor Oshimhen

Ainda lutando por igualdade, jogadores africanos se destacam no começo da temporada europeia

PUBLICIDADE