Home Futebol Endrick pode jogar o Mundial? Veja a situação do atacante, destaque da base do Palmeiras

Endrick pode jogar o Mundial? Veja a situação do atacante, destaque da base do Palmeiras

Endrick já realizou seu primeiro trabalho entre os profissionais com direito a quase golaço no jogo-treino

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O garoto Endrick, de apenas 15 anos, já está dando o que falar no Palmeiras, isso porque além dos quatro gols em dois jogos da Copinha, o atacante soma nada menos que 167 gols em 170 partidas na base Alviverde. E diante dos números e do bom desempenho, a torcida já aguarda ansiosa pela estreia da nova joia palmeirense no time profissional – o que poderia acontecer no Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao blog ‘Lei em Campo’, do UOL Esporte, o advogado especialista em direito desportivo Luiz Marcondes falou sobre a possibilidade de Endrick ser inscrito no Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 3 e 12 de fevereiro, em Abu Dhabi, no Emirados Árabes.

— O regulamento específico da competição, em seus arts 22, 23 e 24, tem disciplinado quem está elegível para disputar o Mundial. O art. 22 diz que para estar apto para jogar o atleta precisa ser profissional ou não profissional. No Brasil, Endrick não é profissional justamente por ainda não ter completado 16 anos, mas isso não é um impeditivo. O que acontece é que os arts. 23 e 24 citam a necessidade de constar o nome do jogador na lista provisória e definitiva que precisa ser enviada pelo Palmeiras até determinada data. Juridicamente e tecnicamente, o fato do atleta só ter 15 anos e não ter contrato de trabalho desportivo não é um impedimento para que ele dispute a competição”, explicou.

PUBLICIDADE

Até quando o Palmeiras pode inscrever reforços para o Mundial de Clubes?

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJOQ2tXaDdzayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O Regulamento Sobre Status e Transferências (RSTP, sigla em inglês) da Fifa “determina que é profissional todo jogador que tem um contrato escrito de qualquer natureza com o clube e que ganha mais do que gasta para jogar futebol”.

No regulamento do Mundial de Clubes, o art.22 diz, por exemplo, que um jogador poderá ser inscrito para disputar a competição se estiver devidamente inscrito em seu clube confirme o que está estipulado no ‘Regulamento Sobre Status e Transferências’ – e não cita nenhuma idade mínima para a inscrição de atletas para a disputa do torneio.

FIFA JÁ DEU O AVAL:

Durante participação no programa ‘Arena SBT’, o narrador Téo José afirmou que a entidade máxima do futebol já deu o aval para o Palmeiras inscrever Endrick na disputa do Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE

— A Fifa autorizou o Palmeiras a inscrever o Endrick no Mundial. Vai depender, é claro, do (técnico) Abel Ferreira. Mas a Fifa já autorizou. Se o Palmeiras quiser, pode inscrever.

Leia também:
Alvo do Palmeiras, Carlos Salcedo curte posts no Twitter e agita torcedores
Consulta do Palmeiras por Kaio Jorge, ex-Santos, não avança; veja o motivo
Especulado no Palmeiras, zagueiro Marcos Rojo também foi oferecido ao Atlético-MG
Giovanni Gonzalez no Palmeiras? Barros abre o jogo e fala sobre busca por lateral-direito
Possível adversário do Palmeiras , Monterrey reforça o time com jogadores de seleção 
Zagueiro do Del Valle revela ter sido procurado pelo Palmeiras e manda recado
Palmeiras: Leila Pereira já ‘investiu’ mais de R$ 100 milhões em reforços como patrocinadora, mas sempre pregou ‘responsabilidade’

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes