Home DESTAQUE FIFA anuncia novas regras para empréstimos e preocupa clubes europeus

FIFA anuncia novas regras para empréstimos e preocupa clubes europeus

FIFA divulgou um conjunto de novas regras para empréstimos de jogadores e criou uma preocupação considerável nos gigantes europeus

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
PUBLICIDADE

A FIFA divulgou nesta quinta-feira (20) uma nota oficial anunciando mudanças nas regras de empréstimos de jogadores para outras equipes, afetando principalmente as equipes da Europa.

Todas as mudanças terão validade a partir do dia 30 de julho deste ano, quando inicia-se uma nova janela de transferências do futebol mundial, pouco antes da abertura dos campeonatos europeus 2022/23.

A principal mudança da FIFA estabelecida na regra é a limitação de um ano de empréstimo, com o contrato tendo que ser renovado após o término.

PUBLICIDADE

Outra grande mudança é que todos os jogadores abaixo de 21 anos e/ou da base do clube serão exceções das novas regras, favorecendo os donos dos quais esses jovens são donos.


Veja os pontos-chave das mudanças executadas pela FIFA

  • A exigência de um acordo escrito que defina os termos do empréstimo, nomeadamente a sua duração e condições financeiras, será exigida nos contratos.
  • Uma duração mínima do empréstimo, sendo o intervalo entre dois períodos de registro, e uma duração máxima do empréstimo, sendo um ano
  • A proibição de subempréstimo de um jogador profissional que já está emprestado a um terceiro clube
  • Uma limitação no número de empréstimos por temporada entre os mesmos clubes: em qualquer momento durante uma temporada, um clube só pode ter um máximo de três jogadores emprestados a um único clube e um máximo de três jogadores emprestados de um único clube
  • Uma limitação no número total de empréstimos de um clube por temporada. Para garantir que isso seja implementado sem problemas, haverá um período de transição da seguinte forma:
  • De 1 de julho de 2022 a 30 de junho de 2023, um clube pode ter no máximo oito jogadores emprestados e oito emprestados a qualquer momento durante uma temporada.
  • De 1 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024, aplica-se a mesma configuração mas com um máximo de sete jogadores.
  • Finalmente, a partir de 1 de julho de 2024, a mesma configuração será aplicada, mas limitada a um máximo de seis jogadores.
  • Jogadores com 21 anos ou menos e jogadores treinados em clubes estarão isentos dessas limitações.

A nível nacional, as federações-membro da FIFA terão um prazo de três anos para implementar regras para um sistema de empréstimos que esteja em linha com os princípios estabelecidos a nível internacional.

Com isso, alguns clubes europeus podem recorrer à criação de Times B com maior frequência para tentar escapar das novas limitações impostas pela FIFA.

Um dos exemplos sobre como essas novas regras podem afetar o futuro dos clubes europeus é o Chelsea, que na atual temporada possui seis jogadores sob contrato de empréstimo vigente na atual temporada acima de 21 anos. Essa mudança pode prejudicar a manutenção de elencos entre as temporadas.

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE