Home Futebol Luto no futebol: Morre Wim Jansen, membro da mítica seleção da Holanda de 1974

Luto no futebol: Morre Wim Jansen, membro da mítica seleção da Holanda de 1974

Lenda do futebol fez parte da seleção da Holanda de 74 e 78

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

O futebol, mais precisamente o holandês, está de luto com a notícia nesta terça-feira (25) da morte de Win Jansen, aos 75 anos. A divulgação foi feita pelo Feyenoord, o maior rival do Ajax, em suas redes sociais. Jansen foi parte integrante da seleção da Holanda de 1974, denominada “Laranja Mecânica”, que moldou muitos dos atuais conceitos do futebol, como o caso de Barcelona e Pep Guardiola.

PUBLICIDADE

Wilhelmus Marinus Anthonius Jansen, nasceu em Roterdã começando no futebol nas categorias de base do Feyenoord, onde jogou nada menos do que quinze anos, atuando como zagueiro ou meia. Lá, Jansen conquistou o maior título da história do clube: a Copa dos Campeões da Europa de 1970, que atualmente é chamada de UEFA Champions League.

Jansen também levantou quatro campeonatos holandeses, uma Copa da UEFA, uma Copa da Holanda e um Intercontinental de clubes com a camisa de Roterdã, onde atuou até 1980, quando se mudou para os Estados Unidos para jogar no Washington Diplomats. Curiosamente, Jansen teve duas passagens pelo Ajax, maior rival do Feyenoord no futebol, entre 1980 e 1982, e em Amsterdã, inclusive, conseguiu ser campeão holandês na temporada 81/82.

PUBLICIDADE

Jansen fez parte da seleção da Holanda que encantou o futebol

Wim Jansen fez parte da inesquecível seleção da Holanda que encantou o mundo com o seu futebol envolvente na Copa da Alemanha de 1974, lhe rendendo o apelido de “Laranja Mecânica”, e que na Copa seguinte, já sem a estrela Johan Cruyff, fez outra final contra a Argentina na Copa de 78. Em ambas as decisões, a Oranje jogou contra os donos da casa e perdeu.

Depois de se aposentar dos gramados, Wim Jansen ainda continuou no futebol como treinador, conseguindo um bi seguido da Copa da Holanda com o Feyenoord em 90/91 e 91/92, além de faturar uma dobradinha com o Celtic, levando o Campeonato Escocês e a Copa da Liga Escocesa na temporada 97/98.

“Uma pessoa maravilhosa e um grande jogador do Feyenoord, descanse em paz Wim Jansen.” – declarou o Feyenoord em seu Twitter oficial.

Fique ligado aqui no site Torcedores para saber tudo sobre Futebol e todo o esporte aqui no Brasil e no mundo!

PUBLICIDADE

Leia também

Mercado da bola: Julio Enciso, grande promessa do futebol paraguaio, está perto da Premier League

Alvo do Corinthians, Arthur Cabral poderá substituir “sensação” na Europa

DM: São Paulo tem novo problema para a estreia no Campeonato Paulista

Atlético terá seis desfalques na estreia do Campeonato Mineiro; veja lista

Comentarista aponta destino ideal para Everton, alvo do Flamengo