Home Futebol Relembre a última vez em que o Botafogo foi campeão carioca

Relembre a última vez em que o Botafogo foi campeão carioca

Glorioso conquistou por 21 vezes o Estadual do Rio de Janeiro; time é o quarto maior campeão do estado

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Campeonato Carioca começou nesta semana e os times já tem suas brigas para tentar o título. O Botafogo é um dos times que irá em busca de mais um título da competição para aumentar a sua prateleira de conquistas.

PUBLICIDADE

O Fogão é o quarto colocado em número de títulos do Estadual do Rio, com 21 títulos. O mais recente deles aconteceu no ano de 2018 e o torcedor botafoguense ainda lembra da conquista, uma das recentes da história do clube. E na qual o Torcedores irá contar neste texto.

Início complicado

No Carioca daquele ano, o Glorioso veio embalado pela histórica campanha do time na Libertadores de 2017, na qual avançou até as fases decisivas. Mas com várias mudanças, como no comando técnico, com Felipe Conceição comandando o time no começo do ano.

PUBLICIDADE

A estreia do Glorioso foi com empate com a Portuguesa-RJ (2  a 2). O início da competição foi de altos e baixos, com  muitos empates (como no clássico com o Fluminense), apesar de fechar a primeira fase do turno invicto. Mas a eliminação precoce na Copa do Brasil para a Aparecidense, além de derrota para o Flamengo por 3 a 1 na semifinal da Taça Guanabara. causaram a saída de Conceição. Nesta fase, o time alvinegro ficou em segundo lugar na chave, atrás do Boavista.

Alberto Valentim chega ao Fogão

Na Taça Rio, Alberto Valentim assumiu o comando do clube. Nesta fase, a estreia do novo treinador aconteceu com vitória sobre o Nova Iguaçu. A campanha do Glorioso nesta fase foi irregular, com derrotas nos clássicos para Flamengo e Vasco. Mesmo assim, os resultados contra os ‘pequenos’ foram suficientes para a classificação para às semifinais.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJjQlgzWjhwSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Desta vez, o time avançou até às finais da Taça Rio, passando pelo Vasco, mas caindo na decisão para o Fluminense. Por conta do regulamento, o Botafogo se classificou para as semifinais da competição, onde teve pela frente o Flamengo.

PUBLICIDADE

Agonia e êxtase no Botafogo

A semifinal contra o Flamengo foi em partida única e Luiz Fernando fez o gol da vitória botafoguense, levando a equipe para a final com o Vasco. Na partida de ida, muita tensão, com o Glorioso abrindo o placar, tomando a virada através de Yago Pikachu, reagindo, mas levando a derrota nos acréscimos através de  Andrés Ríos.

Se os acréscimos finais ‘puniram’ o time da Estrela Solitária na ida, no jogo de volta, a coisa seria bem diferente. Naquele 8 de abril, o empate daria ao Vasco o título carioca e parecia que seria assim até os acréscimos do segundo tempo. Aos 50 minutos, Joel Carli virou herói ao marcar o gol que levou a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, surgiu outro heroi, Gatito Fernández. Defendendo os pênaltis de Werley e Henrique, o goleiro garantiu a vitória nos pênaltis do Botafogo e a conquista do título carioca daquela temporada. O 21º no geral e que a torcida sonha por mais virem.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Dinheiro de Textor para o Botafogo pode ser alvo de penhora; entenda

Botafogo faz acerto e receberá primeiro aporte de investimento na SAF

Fora dos planos do Porto, lateral-direito é oferecido ao Botafogo

Luiz Adriano se torna problema no Palmeiras e só aceita rescindir contrato com uma condição

PUBLICIDADE