Home Futebol Ex-Corinthians, Sheik diz que busca de clubes brasileiros por técnicos estrangeiros é “modinha”

Ex-Corinthians, Sheik diz que busca de clubes brasileiros por técnicos estrangeiros é “modinha”

Corinthians está de olho em treinador estrangeiro e deve anunciar novo comandante em breve

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A onda de técnicos estrangeiros no Brasil tem crescido a cada ano, especialmente após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo em 2019. Com isso, vários clubes apostaram em gringos nos últimos anos, mas nem todos tem repetido o que fez o ‘Mister’.

PUBLICIDADE

No programa Arena SBT, uma dinâmica questionou os comentaristas sobre a onda de técnicos estrangeiros no Brasil e mostrou divergências. Enquanto alguns apontaram o fato dos treinadores brasileiros estarem ultrapassados, os ex-jogadores Cicinho e Emerson Sheik disseram que isso é “modinha”. O atacante, ex-Corinthians e Flamengo, foi o mais incisivo deles.

“O JJ (Jorge Jesus) deu certo, porque é competente e capacitado, daí acham que todo mundo (vai dar certo)… O Abel está dando certo. Mais quem? O (Jorge) Sampaoli não deu certo no Santos.”

PUBLICIDADE

Veja o que disse Emerson Sheik no Arena SBT:

https://twitter.com/sbt_sports/status/1490891426430918657

Vale destacar que, após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, vários gigantes do futebol brasileiro apostaram em técnicos gringos. O Internacional tentou a sorte com Eduardo Coudet, Miguel Ángel Ramírez, Diego Aguirre, e atualmente tem Fernando Medina como técnico. O Athletico Paranaense teve no ano passado o português António Oliveira no comando.

Nos clubes paulistas, o Santos tentou Jesualdo Ferreira, enquanto o São Paulo teve Hernán Crespo com algum êxito: conquistou o Paulistão. No Palmeiras aparece o caso mais emblemático pós-Jorge Jesus. O técnico Abel Ferreira conquistou duas Libertadores, uma Copa do Brasil e se tornou ídolo.

Quem também apostou em um gringo foi o Vasco, com Ricardo Sá Pinto, que passou sem sucesso algum. O Atlético-MG teve o venezuelano Rafael Dudamel, que saiu após dois meses de trabalho, tentou Jorge Sampaoli, que havia comandado do Santos, e atualmente tem no comando o argentino Antonio ‘El Turco’ Mohamed.

PUBLICIDADE

Outro trabalho de sucesso em um clube brasileiro é o de Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, que levou o clube à inédita Copa Libertadores. Sheik, inclusive, foi questionado sobre o sucesso do treinador do clube cearense em 2021.