Home Futebol Flamengo supera gigantes dos Estados Unidos e termina janeiro na liderança do Instagram

Flamengo supera gigantes dos Estados Unidos e termina janeiro na liderança do Instagram

Engajamento da torcida fez o Flamengo abrir 2022 com mais de 52 milhões de interações, superando equipes como Golden State Warriors, Lakers e San Francisco 49ers

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Em um mundo cada vez mais “online” é praticamente impossível não levar em conta as interações dos torcedores com seus clubes na internet. E o Flamengo segue sendo referência neste sentido, pelo menos no engajamento da sua torcida.

PUBLICIDADE

Conforme estudo da empresa Deportes & Finanzas, o Rubro-negro fechou o mês de janeiro com 52,3 milhões de interações no Instagram. Com isso, a equipe carioca garantiu a primeira colocação geral entre as equipes esportivas do continente americano com sobras. Para ter uma ideia, a diferença para o Warriors, uma das franquias de maior alcance na NBA, foi de 14,8 milhões. Esse valor inclusive foi superior ao que o Palmeiras alcançou em janeiro.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6YTY4WlM1TyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Confira o Top-10 Instagram – janeiro/22 – esportes América

Flamengo na liderança e Corinthians, São Paulo e Palmeiras no Top-10

Além da ampla vantagem do Flamengo, chama atenção o fato do Trio de Ferro do estado de São Paulo estar entre as melhores equipes no Instagram. O Corinthians, por exemplo, teve um engajamento maior que o San Francisco 49ers, que estava lutando por vaga no Super Bowl. Já São Paulo e Palmeiras superaram tanto o Chicago Bulls e o Pittsburgh Steelers.

Chama atenção também que o ranking de janeiro foi amplamente dominado por Estados Unidos e Brasil. A única exceção foi o River Plate, 5º colocado.

Outro ponto importante é notar a boa colocação dos clubes brasileiros, isso porque estamos vivendo um começo de temporada. Situação diferente da NFL, que em janeiro já estava em sua fase decisiva.

PUBLICIDADE

Como funciona o ranking?

O levantamento da Deportes & Finanzas leva em conta todas as interações realizadas nas redes sociais. No caso do Instagram, os números consideram todas as curtidas e comentários realizados nos perfis dos clubes.

Dessa forma, possíveis interações de rivais acabam entrando no estudo. E isso só ajuda no engajamento e fortalecimento da marca.