Home Futebol Fortaleza e Bahia fazem ‘Confronto de Aço’ pela Copa do Nordeste em busca de vaga nas quartas de final

Fortaleza e Bahia fazem ‘Confronto de Aço’ pela Copa do Nordeste em busca de vaga nas quartas de final

Mais uma rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste acontece neste fim de semana, com destaque para o confronto entre as equipes tricolores neste sábado (19)

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

A primeira fase da Copa do Nordeste está chegando a sua reta final. Faltando três jogos para ao fim da fase de grupos, a luta por uma vaga nas quartas de final segue intensa nos dois grupos. Um dos principais jogos da rodada será Fortaleza x Bahia.

O ‘Confronto de Aço’ acontece na Arena Castelão, neste sábado, às 17h45. O Leão de Aço ocupa liderança do Grupo A, com nove pontos, enquanto o Esquadrão de Aço é o 4º colocado do Grupo B, com sete pontos.

Nos últimos anos, as equipes se destacaram como duas potências na região, incomodando os times do eixo no Brasileirão. Vale destacar que, somando as Séries A e B, há 10 times da região no páreo. O Bahia, atual campeão do torneio, irá disputar a Série B em 2022. Porém, a equipe disputava a primeira divisão desde 2017 e, antes disso, participou de 44 das 60 edições do torneio. Já o Tricolor do Pici, disputará a fase de grupos da Copa Libertadores pela primeira vez, após terminar na quarta posição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time de Vojvoda também alcançou a semifinal da Copa do Brasil no ano passado.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJucnh2TGloNCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Para divulgar o confronto, o Fortaleza, através do seu Twitter oficial, fez uma postagem com o logo do clube em uma imagem do Super-homem, conhecido como ‘Homem de Aço’, numa alusão ao apelido do clube e do rival deste sábado.

Futebol Nordestino em alta

“O povo nordestino é apaixonado por futebol, adora o esporte, em todos os estados da região. Nos últimos anos, houve uma sequência de investimentos no futebol dos clubes locais, que resultou em grandes campanhas. A cada ano que passa, a Copa do Nordeste fica mais competitiva e se estabelece como um dos grandes torneios do futebol brasileiro”, afirma Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Ainda de acordo com o dirigente, a Copa do Brasil do ano passado também evidencia o fortalecimento das equipes do estado.

PUBLICIDADE

“Dos 16 times classificados para as oitavas, seis eram nordestinos. O CRB foi ao Allianz Parque e eliminou o Palmeiras, que depois foi campeão da Libertadores. Nós vencemos o São Paulo e chegamos à semifinal, na melhor campanha da história do clube. O futebol da região está cada vez mais forte”, completa Paz.

Fora das quatro linhas, as equipes também vestem uniformes feitos com marcas próprias, ramo que vem crescendo no futebol brasileiro. Em 2018, o Bahia foi a primeira equipe grande a abrir mão de um fornecedor tradicional. Neste ano o clube apostou na fabricação dos próprios uniformes, criando o ‘Esquadrão’. Na ocasião, o design da camisa estreante foi feito por torcedores e eleito através de votação popular. Do lado do Fortaleza, a marca ‘Leão 1918’ foi criada em 2016, quando o clube disputava a série C. A marca entrou para substituir a Kappa.