Botafogo investe em estratégia para licenciamento de produtos
Através de parceria com a Destra, equipe carioca busca forma de ampliar suas receitas através de produtos licenciados com a marca do Botafogo
Divulgação / Twitter oficial Botafogo
Com uma nova gestão, o Botafogo segue buscando não só montar uma equipe forte, como equacionar suas dívidas e aumentar seu faturamento. Um dos pontos que será explorado será o licenciamento da produtos. Isso será feito através de um acordo com a Destra, empresa brasileira referência em licenciamento de marcas. O foco será aprimorar a gestão do seu departamento de licenciamentos. Com isso, poder atrair novas receitas por meio da ampliação de produtos licenciados no mercado.
No acordo estão previstas soluções tecnológicas que garantem ao clube uma melhor visibilidade de todo processo de geração dos royalties. Isso contempla desde a visibilidade dos contratos com os fornecedores, o controle de todos os royalties gerados, a automação no processo de cobranças desses royalties. Além disso, também incluem a garantia de acesso aos indicadores de performance para o melhor desempenho do Departamento de Licenciamentos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSVJ4ZjNrRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
“É uma enorme satisfação anunciar a ampliação da nossa parceria com a Destra, trazendo a tecnologia para o centro do nosso departamento de licenciamento e, com isso, estruturando e automatizando os processos da área”, afirmou o diretor de negócios do Botafogo, Lênin Franco.
Potencial de mercado
Para se ter noção da dimensão do mercado de licenciamentos no Brasil, de acordo com o “The 2020 Global Licensing Industry Study”, produzido pela Licensing International, o país foi o 8º no ranking de vendas de produtos e serviços licenciados em 2019 com um total de US$ 5,29 bilhões.
Bruno Koerich, CEO da Destra, ressalta que as soluções tecnológicas que a Destra oferecerá ao Botafogo vai garantir ao clube um caminho de transparência de gestão em relação todas as receitas que esses novos contratos de licenciamento vão gerar.
“Para nós, da Destra, é uma satisfação enorme ampliar as soluções junto ao Botafogo. Isso demonstra que o processo pelo qual o clube está atravessando visa construir uma base sólida para ampliar seus resultados no departamento de licenciamento do clube. Em conjunto com o clube, o nosso objetivo é aumentar a quantidade de contratos de licenciamento. Por consequência, o mix de produtos do clube. Com mais eficiência nos processos, o clube irá crescer ainda mais”, afirmou o CEO.
Ações do Botafogo
A parceria com a Destra é apenas uma de várias ações do clube como SAF. De acordo com informações do Botafogo, outras iniciativas deverão acontecer nos próximos meses. A maioria focada em ampliar as receitas do Fogão.
Já em relação ao futebol, os dirigentes trabalham para reforçar a equipe. Alguns nomes já estão confirmados, enquanto outros estão em negociação. Os que irão reforçar o Botafogo em 2022 são:
- Philipe Sampaio
- Saravia
- Luís Oyama
- Patrick de Paula
- Lucas Piazon
- Victor Sá
Além deles, o Fogão terá Luís Castro como treinador. O próprio profissional confirmou sua vinda para o clube carioca através de suas redes sociais.

