A FIFA definiu detalhes para que o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, seja realizado. Como é conhecido, o sorteio será dividido em quatro potes, no qual o ranking da entidade vai definir a ordem. Já se conhecem, por exemplo, sete seleções do pote 1. São eles Qatar, como país-sede, além de Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha. A Itália, sexta colocada no ranking da FIFA, é a incógnita. Caso ela não passe pela repescagem, outra seleção sobe e será cabeça de chave.
O evento, que será realizado no dia 1º de abril, às 13h, ainda irá apresentar uma novidade importante. Cada jogo terá seu horário e seu estádio definido no momento do sorteio, tudo isso para que beneficie o mercado do local. O Brasil, por exemplo, não pegará jogos às 7h, que é um dos horários das partidas definidas pela FIFA, já que comercialmente não é positivo.
Além disso, a FIFA definiu que serão evitados choques de países das mesmas confederações no sorteio. Por isso, o Brasil terá chances menores de enfrentar um asiático, por exemplo, visto que a repescagem sul-americana será contra um país da Ásia, o que já tira este confronto do caminho brasileiro.
Dois pontos importantes foram definidos. O primeiro deles foi que os três times que chegarem da repescagem, independentemente quem forem, vão para o pote 4, teoricamente o mais fraco. Outro ponto é que, na data do sorteio, as 32 seleções não serão definidas, já que por conta da pandemia e da guerra entre Ucrânia e Rússia, os jogos das repescagens foram passados para junho, nos dias 13 e 14, e serão disputados em Doha, no Qatar.
Horários da Copa do Mundo
Os jogos das duas primeiras rodadas da Copa serão disputados em quatro horários: 7h, 10h, 13h e 16h. A última rodada da fase de grupos será em dois horários, às 12h e às 16h. Estes também serão os horários das oitavas e das quartas de final do torneio. As semifinais, por sua vez, serão às 16h, enquanto a decisão de terceiro lugar e a final serão às 12h.

