A FIFA negou qualquer chance de a Itália ir à Copa do Mundo no “tapetão”. Isso porque um boato do tipo tem corrido o país e vários órgãos de imprensa ao redor do mundo nas últimas horas.
O motivo seria que o Irã poderia ser excluído da Copa do Mundo do Catar por discriminar as mulheres, as proibindo de praticar o futebol no país, o que iria contra as normas da FIFA de desenvolvimento do esporte.
Porém, em entrevista à rádio Uno, da Itália, a ex-árbitra Evelina Christillin, que é executiva do Conselho da FIFA, deixou claro que tudo não passa de uma história inventada.
“Tivemos uma reunião executiva da Fifa na quarta-feira, no Qatar, e hoje um congresso com todas as delegações, incluindo o Irã. Nunca discutimos excluí-los da Copa do Mundo. E ainda que fosse, a seleção promovida no lugar seria de outro país da Ásia”, disse Christillin, que foi taxativa na sequência.
“Vamos tirar esta ideia da cabeça, de que a Itália pode ir à Copa do Mundo. É impossível. Esperar que possa ser convidada é uma utopia.”
O boato ganhou força após 2 mil mulheres que compraram ingresso serem proibidas de assistirem a partida entre Irã x Libano, pela última rodada das Eliminatórias Asiáticas. A FIFA já teria alertado do Irã sobre a discriminação contra as mulheres, o que gerou o boato. O assunto ganhou força e foi levantado que a Itália seria convidada para o lugar dos asiáticos por ser a melhor seleção ranqueada a ficar fora do Mundial.
Copa do Mundo tem 29 seleções definidas
Sem a Itália e com o Irã, 29 das 32 seleções que vão para a Copa do Mundo estão definidas, restando apenas três repescagens: uma entre País de Gales x Escócia/Ucrânia, outra entre Peru x Austrália/Emirados Árabes, e por último outra entre Costa Rica x Nova Zelândia. Todas elas serão disputada sem junho.
Veja as 29 seleções que já estão na Copa do Mundo
Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Polônia, Portugal, Sérvia, Suíça
América do Sul: Argentina, Brasil, Uruguai, Equador
América do Norte: Canadá, Estados Unidos, México
Ásia: Japão, Coreia do Sul, Irã, Arábia Saudita, Catar (país-sede)
África: Gana, Senegal, Marrocos, Tunísia, Camarões

