Flamengo fecha fevereiro na liderança das redes sociais, com mais de 60 milhões de interações
Corinthians e Palmeiras, somados, tiveram um engajamento inferior ao que o Flamengo alcançou em fevereiro no Brasil
Divulgacao/Flamengo
A força da torcida do Flamengo é evidente também nas redes digitais. Mês após mês o Mengão aparece em destaques nas principais redes sociais da atualidade. Inclusive com números que superam potências europeias. No Brasil, a diferença é gritante.
Conforme levantamento da empresa Deportes & Finanzas referente ao mês de fevereiro, o Flamengo teve um total de 60,7 milhões de interações, considerando Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e Instagram. Com isso, o clube carioca fechou o último mês na liderança disparada dos clubes esportivos no Brasil. Corinthians e Palmeiras, que fecharam o Top-3, aparecem bem atrás da equipe rubro-negra.
[dugout_id=”eyJrZXkiOiJhdTFaMVpHWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira o Top-3 das redes sociais – Brasil – fevereiro
?⚽?? Os 3 clubes brasileiros com mais engajamento nas redes sociais durante fevereiro 2022!
1.@Flamengo 60,7M
2.@Corinthians 39,7M
3.@Palmeiras 20,8M#instagram #twitter #facebook #youtube #tiktok pic.twitter.com/qiIkqhLdbN
— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) March 23, 2022
Diferença do Flamengo para os rivais
Um lado importante dos números citados acima é de que o Flamengo ainda trabalha de forma consolidada com suas equipes, diferente de outros clubes. Um exemplo claro é em relação ao futebol feminino. Enquanto o Rubro-negro utiliza uma conta única para divulgar a modalidade, o Corinthians possui perfil específico para sua equipe feminina.
Porém, mesmo somando valores das outras contas, o Timão ainda ficaria bem atrás do Mengão. As Brabas tiveram quase 4 milhões de interações nas redes sociais. Ou seja, somando outros perfis esportivos, o Corinthians dificilmente chegaria a 50 milhões de interações no mês, ainda ficando bem atrás do Flamengo.
Métricas do ranking
O estudo da Deportes & Finanzas considera as interações dos clubes em suas contas oficiais nas redes sociais. No caso do ranking consolidado, a soma é feita da seguinte forma:
- Facebook – Reações, comentários e compartilhamentos
- Twitter – Curtidas, comentários e compartilhamentos
- Instagram – Curtidas e comentários
- TikTok – Visualizações
- YouTube – Reações e visualizações

