Home Torcedoras Histórico! Formiga é a primeira mulher a entrar na Calçada da Fama do Mineirão

Histórico! Formiga é a primeira mulher a entrar na Calçada da Fama do Mineirão

Uma das maiores atletas da história do futebol feminino, Formiga recebeu mais uma homenagem em sua carreira

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta terça-feira (15), o Estádio Mineirão foi palco de mais um momento histórico do futebol brasileiro. Formiga, ex-jogadora da seleção brasileira e atualmente no São Paulo, teve seus pés imortalizados na Calçada da Fama do estádio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Homenagens dos clubes mineiros

A atleta recebeu camisas personalizadas com o número 8 das capitãs de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. O número, claro, em referência ao que Formiga usou durante grande parte da sua carreira.

História de Formiga na seleção brasileira

Aos 44 anos, a jogadora é quem mais vestiu a camisa da seleção brasileira, com 234 partidas. A volante balançou as redes em 37 oportunidades. Além disso, ela participou de sete edições da Copa do Mundo e sete Olimpíadas.

Com a camisa das Guerreiras do Brasil, Formiga venceu três vezes os jogos Pan-Americanos, seis edições da Copa América, além de duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos e um vice-campeonato na Copa do Mundo de 2007, disputada na China e um bronze nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Carreira de respeito

Formiga viveu uma fase muito diferente do futebol feminino. Nos últimos anos a modalidade cresceu principalmente em termos de audiência por todo o mundo.

Na época em que começou sua carreira, as mulheres não tinham nenhum apoio no Brasil para praticar o esporte. Por conta disso, sua história no futebol tem muito peso, com Formiga sendo uma referência para diversas gerações.

A lista de clubes que a volante defendeu é extensa. Dentre os principais citamos o São Paulo, Portuguesa, Saad, New Jersey, Palmeiras, Gold Pride, Chicago Red Stars e PSG.

A passagem de Formiga pela equipe francesa foi muito marcante, com a jogadora saindo com seu nome marcado na história do clube. Na França ela conquistou o Campeonato Francês (2020-21) e a Copa da França de Futebol Feminino (2017-18).

PUBLICIDADE
Better Collective