O Corinthians terá um importante confronto válido pela Conmebol Libertadores nesta terça-feira (26) com o duelo diante do Boca Juniors, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília na Neo Química Arena que estará lotada para o jogão de logo mais.
No entanto, o Timão chega para o confronto com um ambiente tumultuado após a goleada sofrida contra o Palmeiras no final de semana por 3 a 0 e o silêncio adotado na comunicação oficial contra as “fake news” da imprensa. Além disso, jogadores importantes como Cássio e Gil estão gripados e podem ficar sem condições de jogo.
Mas uma ausência confirmada que será sentida logo mais é a do técnico Vitor Pereira. O português testou positivo para coronavírus e não poderá estar na Neo Química Arena logo mais.
Com isso, o auxiliar Filipe Almeida assumirá a complicada missão de estar no banco de reservas contra o Boca Juniors. Ao menos, o histórico recente ajuda em uma confiança do torcedor do Corinthians no substituto desta noite.
Filipe Almeida possui longa carreira no futebol
Filipe Almeida conseguiu a maior nota de Portugual na licença UEFA Pro em 2013, o maior nível de formação de técnicos na Europa com 17 pontos conquistados. Desta forma, o auxiliar superou nomes conhecidos do futebol mundial como Nuno Espírito Santo (ex-Tottenham e Wolverhampton), Paulo Fosceca (ex-Porto e Roma).
Mas seu trabalho na comissão técnica de Vitor Pereira começou muito antes: mais precisamente em 2004, antes mesmo do técnico principal assumir equipes importantes da Europa. Os primeiros trabalhos foram no Sanjoanense e Espinho, nas divisões inferiores do futebol português.
Em 2007/2008 houve a separação de Vitor Pereira pois Filipe Almeida assumiu o sub-15 do Porto. Depois esteve sob comando técnico de Jorge Casquilha no antigo Atlético Clube Valdevez como auxiliar. Mas logo depois houve a retomada da parceria com VP no Santa Clara.
Em 2011, uma nova separação: desta vez VP assumiu a função de auxiliar de André Vilas-Boas no Porto e deixou Filipe no Santa Clara. Só que houve um novo reencontro na temporada seguinte quando VP assumiu a função de técnico principal no Porto.
Filipe Almeida trabalhou com Vitor Pereira no Fenerbahçe, 1860 Munchen, Shangai SIGP e agora desempenho trabalho conjunto no Corinthians. A comissão técnica já participou de competições importantes na Europa como a UEFA Europa League.

