O Flamengo vê com bons olhos um possível retorno de Reinier ao clube, por empréstimo do Real Madrid. O jovem atleta não tem conseguido se destacar na Europa e poderia retornar ao Brasil para ganhar minutos. O clube carioca já sonda a possibilidade e pode ser um refúgio para o meia-atacante recuperar o bom futebol.
Mas afinal, Reinier é um fracasso na Europa? A resposta não é definitiva, muito por conta da idade do jovem atleta. Campeão olímpico pelo Brasil em 2021, o jogador tem apenas 20 anos e não conseguiu demonstrar no profissional o bom futebol que teve na base do Flamengo. Campeão da Libertadores pelo clube em 2019, ele era reserva quando foi vendido ao clube merengue, no início de 2020. Com isso, ele jamais se firmou no primeiro time de nenhum clube.
Veja números de Reinier na Europa
O Real Madrid comprou Reinier do Flamengo, em janeiro de 2020, como uma das grandes joias do clube nos últimos tempos. Os merengues pagaram 30 milhões de euros pelo jogador, que na época valia cerca de R$ 136 milhões.
Ele vinha de sua temporada de estreia no profissional do clube, onde foi campeão brasileiro e da Libertadores. No ano, disputou 15 jogos, marcou seis gols e deu duas assistências. O Real Madrid, porém, brilhou os olhos em Reinier por seu desempenho na base. Ele era o grande destaque do Flamengo ao lado de Vinicius Júnior, outro que acabou no time merengue, mas este com destaque. Ele chegou ao clube em janeiro e, no primeiro semestre, ficou no time B, sendo preparado para o profissional na temporada seguinte. No Real Madrid Castilla, Reinier foi bem. Em três jogos, marcou dois gols e vinha bem para sua estreia no primeiro tempo.
Porém, em junho, o Borussia Dortmund apareceu como opção de empréstimo para o atleta ter rodagem europeia, o que agradou o clube espanhol. Os alemães, então, fecharam com Reinier um empréstimo de dois anos. No primeiro ano, em adaptação, disputou 19 gols e marcou um gol.
Não encheu os olhos no clube, mas a expectativa era para a temporada 2021/22, já com sequência de jogo e mais maduro, o atleta podia ser destaque. Porém, nada deu certo para Reinier. Sem agradar a comissão técnica, o meia-atacante tem apenas 18 jogos na temporada, sem gols ou assistências, o que tirou seu espaço no elenco. Ele ainda não havia sido titular em 2022 até o último sábado (23), quando o Borussia Dortmund enfrentou o Bayern de Munique no jogo que deu o título ao clube bávaro, que venceu por 3 a 1. O jogador teve atuação discreta e foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo.

