O tropeço do Barcelona diante do Rayo Vallecano em pleno Camp Nou no último domingo (24) permitiu que o Real Madrid ganhasse a oportunidade de conquistar mais um título de La Liga já no próximo sábado, no dia 30 de abril.
Para que os comandados de Carlo Ancelotti levantem a taça de campeão é necessário apenas um empate diante do Espanyol em duelo que será realizado às 11h15 pelo horário de Brasília.
Apesar do Real ser um veterano em conquistas de La Liga, a confirmação do título desta vez terá uma sensação especial pois será a primeira vez desde 2007 que o Real Madrid levantará a taça de campeão do Campeonato Espanhol diante da torcida no Santiago Bernabéu.
A última vez que isso ocorreu foi em 2007 quando José Anotnio Reyes marcou dois gols na reta final e o título foi confirmado diante do Mallorca para iniciar uma grande festa em Madrid.
Desde então, o Real conquistou outros quatro títulos de La Liga fora do Santiago Bernabéu. Em 2008 o título foi diante do Osasuna. Em 2012, a taça foi levantada no estádio do Athletic Bilbao e em 2017 o título veio diante do Malaga.
Em 2020, o título foi conquistado como mandante mas não havia público e o jogo foi disputado no Estádio Alfredo di Stefano, local onde o clube mandou seus jogos durante as piores fases da pandemia da Covid-19.

