Home Futebol UEFA aprova novo regulamento que endurece punições a clubes; confira

UEFA aprova novo regulamento que endurece punições a clubes; confira

Gastos em salários e contratações serão limitados a 70% do valor arrecadado por cada clube da Europa

Luciano Ferreira
Luciano Ferreira é um jornalista graduado no Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista - UNIP desde 2021. Atuou anteriormente na cobertura de futebol e basquete na agência Wecel Mídia. Atualmente trabalha como redator de esportes no Torcedores.com.

O Comitê Executivo da UEFA, há aprovado nesta quinta-feira (07), novo regulamento para as finanças dos clubes da Europa. Contudo, esta iniciativa é a primeira grande reforma regulamentária relacionada às normativas financeiras, desde o ano de 2010; época na qual a entidade buscou controlar os gastos dos clubes do Velho Continente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O novo regulamento de Licenças de Clubes e Sustentabilidade Financeira da UEFA, foi aprovado em reunião, em Nyon, na Suíça. Conquanto, várias são as novidades introduzidas na nova normativa, especialmente no controle de gastos com salários e contratações. Uma vez que os valores a serem usados nos tipos de gastos citados não poderão superar a casa dos 70% do total arrecadado, ou seja, do montante que entra nos cofres de determinado clube.

O modelo busca um equiparação quanto aos gastos dos clubes europeus, que foi iniciado por meio do Fair Play Financeiro. Portanto, a UEFA busca que os clubes que são financiados por meio de empresas ou agências financeiras não gastem uma quantia maior do que a que entra nos cofres dos clubes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entenda o novo regulamento da UEFA:

A UEFA introduziu uma norma sobre os custos do elenco para ter um controle melhor referente aos gastos. Contudo, a grande novidade da nova normativa está relacionada aos gastos de contratações de jogadores na Europa. Além de gastos com os salários de jogadores, que já havia uma certa fiscalização da entidade.

Portanto, o regulamento limita o gasto em salários, contratações de atletas e honorários de agentes a 70% do total das cifras que entram no clube. As medidas terão que serem cumpridas pontualmente, como determina o regulamento.

Caso o regulamento do organismo não seja cumprido pelos clubes filiados à UEFA, os infratores serão devidamente punidos. Uma vez que as infrações darão lugar a sanções econômicas predefinidas e medidas desportivas.

PUBLICIDADE

O que diz o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin?

O primeiro regulamento financeiro da UEFA, introduzido em 2010, cumpriu o seu objetivo principal. Ajudou a tirar do abismo as finanças do futebol europeu e revolucionou a forma como os clubes europeus são geridos. No entanto, a evolução da indústria do futebol, juntamente com os inevitáveis ​​efeitos financeiros da pandemia, mostrou a necessidade de uma reforma total e de um novo regulamento de sustentabilidade financeira”, disse.

PUBLICIDADE

A UEFA trabalhou em conjunto com as várias partes interessadas de todo o futebol europeu para desenvolver estas novas medidas para ajudar os clubes a lidar com estes novos desafios. Este regulamento irá nos ajudar a proteger o futebol e prepará-lo para qualquer impacto futuro possível, ao mesmo tempo que encoraja investimentos racionais e construindo um futuro mais sustentável para os jogos“, emendou.

Objetivos:

Conquanto, o objetivo principal é alcançar por meio do regulamento três pilares fundamentais: solvência, estabilidade e controle de custos.

Portando, de acordo com a solvência, o objetivo de não ter dívidas vencidas com clubes de futebol, funcionários, autoridades sociais ou fiscais e UEFA,  garantirá uma melhor proteção dos credores.

Além disso, os controles serão realizados a cada trimestre. E, em relação à tolerância com os clubes que têm atrasos em seus pagamentos, será menor.

PUBLICIDADE

A UEFA acredita que o novo regulamento trará equilíbrio e maior capacidade às finanças dos clubes. Além disso, facilitará a aplicação aos clubes, uma vez que o cálculo dos lucros do futebol é semelhante ao cálculo do ponto de equilíbrio.

O novo regulamento já tem data para entrar em vigor, será em junho de 2022. No entanto, a aplicação da normativa ocorrerá gradualmente, ao longo de três anos, para dar aos clubes o tempo necessário para se adaptarem.

 

 

PUBLICIDADE
Better Collective