Home Futebol Clube paulista conquistou “Brasileirão” há mais de 100 anos e toma decisão sobre pedir validação do título à CBF

Clube paulista conquistou “Brasileirão” há mais de 100 anos e toma decisão sobre pedir validação do título à CBF

Clube recebeu taça que o apontava como “Campeão Brasileiro de 1920”

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Um clube que sequer é profissional em 2022 pode ir à CBF e pedir a oficialização de seu título de Campeonato Brasileiro. O Paulistano, que no início do século passado era uma força do futebol, conquistou o Torneio dos Campeões de 1920, e na taça recebida, batizada Elixir de Nogueira, pode ser vista até hoje a inscrição “Campeão Brasileiro de 1920”.

PUBLICIDADE

Com isso, o clube paulista poderia ir até a CBF para pedir a oficialização do título de “Brasileirão” conquistado há mais de 100 anos. É algo parecido com o que o Atlético-MG tem tentado com a conquista da Copa dos Campeões de 1937.

O Paulistano, entretanto, em nota enviada ao jornal Superesportes, decidiu não entrar com um pedido na entidade máxima do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

“Passado um século, o Paulistano não vê motivos para contestar a posição oficial do órgão máximo da modalidade, definida desde a época do evento. Celebramos a importante conquista, como parte de um passado de glórias que, para sempre, impulsionará nossas cores.”

Na época, o jornal Correio da Manhã também não teve dúvidas de que o Paulistano era o campeão do futebol brasileiro.

“Os paulistas, senhores do título máximo do futebol brasileiro, são os campeões do nosso país e, para isso, muito trabalharam, nada podendo se dizer do seu heroico feito”.

Mas como foi a competição vencida pelo clube paulista?

O Paulistano disputou o Torneio dos Campeões em 1920, mas a competição contou apenas com três clubes e foi disputada em um único estádio, as Laranjeiras. O Paulistano entrou na disputa como o campeão paulista, seguido pelo Fluminense, campeão carioca – então o Distrito Federal – e o campeão gaúcho, que foi o Brasil de Pelotas. Cada equipe disputou dois jogos e, na ocasião, o Paulistano demonstrou superioridade e goleou os dois adversários. Na estreia, aplicou 7 a 3 no Brasil de Pelotas, com direito a três gols de Arthur Friedenreich, para muitos o primeiro grande craque do futebol brasileiro. Na segunda partida, goleada sobre o Fluminense dentro das Laranjeiras: 4 a 1, com direito a mais um gol de Friedenreich.

PUBLICIDADE