Home Futebol Fórmula 1: Mercedes se posiciona sobre polêmica envolvendo Hamilton e carro da Red Bull

Fórmula 1: Mercedes se posiciona sobre polêmica envolvendo Hamilton e carro da Red Bull

Imagens mostram Hamilton, aparentemente, tocando em um dos carros da RBR. Mercedes nega que o britânico tenha desrespeitado o regulamento da Fórmula 1

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A escuderia Mercedes negou que o piloto Lewis Hamilton tenha desrespeitado o regulamento da Fórmula 1 e tocado na asa traseira de um dos carros da Red Bull após a realização do Grande Prêmio da Espanha, no último domingo (22), em Barcelona.

PUBLICIDADE

Um vídeo amador mostra o britânico caminhando por trás do veículo guiado por Sérgio ‘Checo’ Pérez. A proximidade entre piloto e carro ocorreu após Hamilton fazer o exame antidoping. As imagens viralizaram nas redes sociais.

“Hamilton retornou ao paddock após seu exame antidoping e não tocou em nenhum carro”, informou um porta-voz da Mercedes, conforme publicado nesta quarta-feira (25) pelo site GrandPrix.com.

PUBLICIDADE

Assista ao vídeo da polêmica envolvendo Lewis Hamilton

PUBLICIDADE

O fato repercutiu entre fãs da Fórmula 1 e em diversos canais especializados em automobilismo. Em 2021, o atual vencedor da categoria, Max Verstappen, foi multado em 50 mil euros por tocar na asa traseira da Mercedes guiada por Hamilton, no Grande Prêmio de São Paulo.

O regulamento do principal campeonato de automobilismo do mundo proíbe toques em carros no regime de parque fechado durante um período que pode se estender por até duas horas.

De acordo com o jornal De Telegraaf, a Red Bull Racing (RBR) pediu que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) esclareça o caso. Oficialmente, a equipe austríaca nega tal informação.

Próxima corrida da Fórmula 1

O Grande Prêmio de Mônaco é a próxima corrida da temporada 2022 da Fórmula 1. O evento está marcado para começar às 10h do próximo domingo (dia 29 de maio). A Mercedes esbanjou reação no fim de semana passado.

PUBLICIDADE

Isso porque George Russell conseguiu manter a liderança por várias voltas no GP da Espanha e não se deixou ultrapassar por Max Verstappen.

No entanto, com os pneus desgastados, o britânico não segurou o mexicano Sérgio ‘Checo’ Pérez. Apesar disso, ele terminou a prova em 3° lugar. Além disso, Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação.

Depois de colidir com Kevin Magnussen e cogitar desistência, o heptacampeão da Fórmula 1 ultrapassou vários adversários e encerrou a prova na 5ª posição.

Entretanto, o chefe da montadora alemã, Toto Wolff, não espera que tal desempenho se repita em Mônaco.

PUBLICIDADE

“Ainda temos um pouco de dificuldades com o aquecimento. Então minhas expectativas para Mônaco são menores do que em qualquer outro circuito”, admitiu.

“Não tenho certeza se posso explicar cientificamente por que isso acontece. Mas será outro ponto de aprendizado”, acrescentou Wolff.

Outro ponto positivo demonstrado pela Mercedes foi que os carros estão “quicando” menos, quando Russell e Hamilton aceleram até as velocidades mais altas em retas de qualquer pista.

O problema, contudo, não está totalmente resolvido. É o que avalia James Vowles, diretor de estratégia da Mercedes.

PUBLICIDADE

“Temos que controlar nossas expectativas. Há muito para aprender. Acho que é errado dizer que o porpoising desapareceu”, opinou.

“Acho que é possível vê-lo ainda nos outros carros e tenho certeza de que alguns elementos voltarão enquanto tentamos seguir em cima da fundação feita em Barcelona”, completou Vowles.