Home Futebol Após Libertadores, Cade retoma investigações contra Globo por suposto monopólio no futebol

Após Libertadores, Cade retoma investigações contra Globo por suposto monopólio no futebol

Processo do órgão ligado ao Governo Federal contra a emissora não registrava atualizações desde o ano passado

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) renovou para agosto o prazo para as investigações contra a Globo por um suposto monopólio no futebol. A novidade no caso acontece apenas três dias depois da emissora anunciar que comprou os direitos de transmissão da Libertadores até 2026. 

PUBLICIDADE

De acordo com o site Notícias da TV, a justificativa para a ampliação do tempo no processo é de que os autos precisam ser analisados “com calma” por serem complexos. O coordenador do conselho, Felipe Neiva Mundim, foi quem participou da decisão pela prorrogação.

Essa foi a primeira novidade nas investigações desde 14 de abril de 2021, quando o jurídico da Globo trabalhou indagando sobre a legitimidade do processo. Desde então, o inquérito havia sido congelado sem qualquer atualização ou averiguações no canal. A única exceção foi observada em março, quando o Cade renovou a ação por 60 dias.

PUBLICIDADE

“Das informações registradas nos autos até o momento, a devida compreensão dos fatos, demanda uma análise mais extensa e cuidadosa, ainda mais considerando os aspectos específicos de cada uma das condutas imputadas”, afirmou o documento consultado pelo jornalista Gabriel Vaquer.

Quando o processo contra a Globo começou?

As investigações começaram em 2019 com as denúncias dos clubes da WarnerMedia de que a Globo estaria pagando menos àqueles que fechavam com a concorrente. O principal envolvido no processo foi o Fortaleza, cuja defesa entendia que a agremiação estava tendo uma desvantagem no contrato do Brasileirão.

O grupo estadunidense citado no inquérito deixou de transmitir as partidas da Série A em 2022. Os duelos eram exibidos na TV por assinatura por meio da TNT e no serviço de streaming, no HBO Max. Os narradores, comentaristas e apresentadores contratados eram os mesmos do antigo Esporte Interativo.

PUBLICIDADE