Depois dos integrantes do grupo chamado Futebol Forte decidirem realizar uma reunião paralela no próximo dia 16 de maio no Rio de Janeiro, a Liga Brasileira de Clubes (Libra) confirmou que o encontro de representes dos 40 clubes do Brasileirão Série A e Série B previsto para acontecer nesta quinta-feira (12) na CBF está oficialmente cancelado.
A expectativa inicial era de que o grupo fundador da Libra (Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino) conseguisse costurar um acordo com os demais clubes para criar oficialmente a Liga nesta quinta-feira com chancela e reconhecimento da CBF.
No entanto, um manifesto dos clubes do chamado Futebol Forte divulgaram uma nota confirmando que não estariam presentes na reunião da CBF e decidirão entre si quais medidas serão tomadas em relação aos pontos divergentes da Libra, principalmente em relação às cotas de TV.
Informações divulgadas inicialmente pela Goal.com também indicam que doze clubes da Série B decidiram se unir do outro lado da Libra: Brusque, Chapecoense, CSA, CRB, Criciúma, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.
Os clubes da Série A que estão no grupo do Futebol Forte são América-MG, Atlético-GO, Athletico, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Juventude. Para que uma liga seja criada na CBF é necessário que ao menos 13 clubes dos 40 totais cheguem à um acordo.
Por fim, além da questão financeira, os clubes do Brasileirão Série B desejam ter o mesmo poder de votação do que os clubes da Série A, que atualmente estão com peso 2 em todas as decisões que forem tomadas pela Liga.

