O comentarista Mauro Cezar Pereira repercutiu uma declaração feita por Sérgio Maurício, narrador da TV Band, na qual chama os torcedores do Flamengo de “duros” e “favelados”.
Em coluna publicada no site UOL, nesta terça-feira (24), o comunicador destacou que assistiu a vários jogos de futebol na geral, setor do estádio Maracanã que foi extinto e tinha como principal característica receber torcedores de renda mais baixa.
“Democrática, ela me permitiu ver inúmeros jogos, não apenas de meu time. Era um privilégio. Tive sorte. Estávamos todos sempre lá. Sim, torcedores de Flamengo, Fluminense, Vasco e também do Botafogo, claro”.
Mauro Cezar também criticou a reforma do palco esportivo para a Copa do Mundo 2014. De acordo com o jornalista, o Maracanã se tornou um local onde apenas pessoas mais ricas têm condições de frequentar.
“Bons tempos nos quais os mais pobres podiam ir aos jogos. Já faz alguns anos que os excluíram pelo bolso, com a maldita elitização”, acrescentou
O comentarista ainda questionou Sérgio Maurício de forma indireta. Para tanto, citou a Fórmula 1, torneio de automobilismo que é narrado pelo profissional do Grupo Bandeirantes.
“Naquela época geraldinos até se perguntavam se o brasileiro vencera a corrida. Fosse Emerson, Senna ou Piquet. Hoje devem estar andando para a Fórmula 1. Afinal, essa é a modalidade de elite, certo?”, questionou.
“A eles bastaria poder seguir vendo seus times de perto, como no passado. Mesmo os “duros” e “favelados” ainda deveriam ter esse direito”, finalizou Mauro Cezar.
“Vê se tem flamenguista lá, é tudo duro e favelado”
Escolheu um termo muito infeliz p adjetivar uma torcida, e não só infeliz, mas segundo nosso ordenamento jurídico, tb foi criminoso. Uma retratação seria o mínimo.
Gosto da narração, mas não estou aqui p passar pano p ninguém pic.twitter.com/wfVID2ZuvJ
— Vespa_Enjaulada 🏁 Max WC 🏆 #1 (@vespa_enjaulada) May 23, 2022
Entenda o caso
Sérgio Maurício é o narrador titular do Grupo Bandeirantes para as transmissões da Fórmula 1. No último fim de semana, ele foi escalado para ancorar o treino classificatório e a corrida oficial do Grande Prêmio da Espanha.
Durante o evento esportivo, o locutor esportivo percebeu que havia alguém com uma bandeira do Botafogo.
Após destacar o fato, Sérgio Maurício desligou o microfone e disparou: “Vê se tem flamenguista lá, é tudo duro e favelado”.
A fala repercutiu mal na web. Vários internautas cobraram uma atitude mais severa por parte da empresa de comunicação.
O vice-presidente jurídico e procurador geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, também se manifestou.
“Inaceitável que um jornalista que vive do Esporte trate a torcida do Flamengo de forma preconceituosa, deselegante e totalmente fora de padrão técnico e social”, twittou Abranches.
“Antes de cogitar qualquer atuação jurídica, temos que esperar uma atuação da Bandsports e da BandnewsTV”, completou o dirigente.
Inaceitável que um jornalista que vive do Esporte trate a torcida do Flamengo de forma preconceituosa, deselegante e totalmente fora de padrão técnico e social. Antes de cogitar qualquer atuação jurídica, temos que esperar uma atuação da @bandsports e da @bandnewstv. https://t.co/STTG1CR6cp
— Rodrigo Dunshee de Abranches (@roddunshee) May 23, 2022

