Home Futebol Rebaixamento e acesso: Veja quem subiu e quem caiu nas principais ligas da Europa

Rebaixamento e acesso: Veja quem subiu e quem caiu nas principais ligas da Europa

Principais torneios nacionais europeus chegaram ao fim e vários times definiram seus futuros

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Além do título e da parte de cima da tabela, muitos clubes europeus definiram também, nos últimos dias, suas situações quanto a rebaixamento e acesso nas principais ligas.

PUBLICIDADE

Vários clubes tradicionais caíram, enquanto outros retornaram à elite europeia.

Veja abaixo como ficaram o rebaixamento e o acesso das principais ligas europeias:

Inglaterra

PUBLICIDADE

Foram rebaixados da Premier League para a Championship o Burnley, que caiu com 35 pontos, além dos já rebaixados há várias rodadas, Watford e Norwich, com 23 e 22 pontos, respectivamente.

Voltam à elite do futebol inglês o Fulham e o Bournemouth, como campeão e vice-campeão da Championship, e o Nottingham Forest, que venceu os playoffs pela última vaga.

Espanha

Foram rebaixados o Granada, com 38 pontos, o Levante, com 35, e o lanterna Alavés, com apenas 31 pontos em 38 rodadas.

PUBLICIDADE

Voltaram à elite do futebol espanhol o campeão e o vice-campeão da La Liga 2, o Almería e o Real Valladolid, clube de Ronaldo. A segunda divisão espanhola, porém, ainda terá playoff para descobrir o último time a ocupar a elite em 2022/23. Disputarão a vaga Eibar, Las Palmas, Tenerife e Girona.

Itália

Foram rebaixados o Cagliari, com 30 pontos, além do Genoa, com 28, e do Venezia, com 27 pontos somados em 38 jogos.

Na segunda divisão do Campeonato Italiano, subiram os campeões Lecce e Cremonese, e o Monza, como vencedor dos playoffs.

PUBLICIDADE

Alemanha

Foram rebaixados para a segunda divisão alemã e o Arminia Bielefeld, com 28 pontos, e o Greuther Furth, com apenas 18. O Hertha Berlin também poderia ter caído, mas disputou o playoff com o Hamburgo, terceiro colocado da segunda divisão, venceu, e se mantém na elite.

Subiram então da segunda para a primeira divisão os tradicionais Schalke 04 e Wolfsburg, campeão e vice-campeão da Bundesliga 2.

França

PUBLICIDADE

Foram rebaixados da Ligue 1 para a Ligue 2 o Metz e o Bordeaux, ambos com 31 pontos, e o Saint-Étienne, que foi derrotado pelo Auxerre no playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão.

Também voltaram à elite do Campeonato Francês o Toulouse e o Ajaccio, campeão e vice-campeão da segunda divisão.