Home Futebol Atlético-MG muda de ideia sobre gramado de novo estádio

Atlético-MG muda de ideia sobre gramado de novo estádio

Publicação oficial do novo estádio do Galo apresentou o projeto para o gramado do local

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O gramado da Arena MRV, novo estádio do Atlético-MG, será totalmente natural. Após estudos técnicos, o perfil oficial da nova arena definiu de maneira oficial que não utilizará grama sintética no local. Vale lembrar que, até poucas semanas atrás, a ideia era um projeto semelhante ao que fez o Palmeiras no Allianz Parque, com a maioria do gramado artificial.

PUBLICIDADE

Veja a nota oficial da Arena MRV:

“Após diversos estudos de viabilidades técnica e econômica, a diretoria do Atlético e a equipe responsável pela obra da Arena MRV definiram que a casa do Galo terá gramado natural, da espécie Bermuda Celebration, a mais indicada para atividades esportivas em locais de clima quente.

PUBLICIDADE

O nivelamento e a compactação do solo foram concluídos, e nos próximos dias terá início a construção do sistema de drenagem. Na sequência, será a vez do sistema de irrigação automática, que contará com 35 aspersores, alguns deles com sensores de chuva e umidade, aplicando água apenas quando for necessário, evitando o desperdício e também economizando energia elétrica.

O trabalho na base que receberá a grama será a etapa seguinte. Ela será formada por areia devidamente analisada e selecionada para o campo, a fim de propiciar um melhor desenvolvimento das raízes da grama, evitar a compactação do terreno e atuar decisivamente no deslocamento da água da chuva até o sistema de drenagem.

O gramado da Arena MRV terá 105m x 68m, tamanho padrão exigido nas principais competições oficiais de futebol profissional. O plantio da grama será por meio de mudas, e 8.945m² do vegetal formarão o campo de jogo. Cerca de 2 metros após as quatro linhas, serão instalados 2 mil m² de grama sintética decorativa.

O período para que o gramado esteja formado e consolidado é de aproximadamente 90 a 120 dias após iniciado o plantio. Com o tapete da casa do Galo pronto, imediatamente terá início uma etapa primordial: “a manutenção de um gramado esportivo é tão ou mais importante que o plantio, pois é ela que vai dar continuidade e qualidade ao campo de jogo”, afirma André Amaral, diretor de Operações da World Sports, empresa responsável pela construção do gramado da Arena MRV. Para a realização de eventos, será exigido que o gramado seja coberto com placas especiais, as quais permitem a entrada de ar e reduzem o impacto no gramado.”

PUBLICIDADE

Em maio, CEO da Arena MRV havia negado grama natural

No Galo Business Day, no início de maio, o CEO do Atlético-MG e da Arena MRV, Bruno Muzzi, havia praticamente descartado a instalação de gramado natural completo no novo estádio. A ideia era utilizar algo parecido com o que fez o Palmeiras no Allianz Parque, com gramado sintético, que favorece a recuperação da arena em dia de shows para que o clube não fique sem utilizar o local para jogos.

“A Arena é fechada, ela não é coberta, mas é fechadinha. O fato de ela ser bem fechadinha, a gente tem um alto índice de sombreamento”, disse na época o CEO do Galo, que seguiu.

“Esse índice de sombreamento talvez seja a coisa mais maléfica para uma grama natural, porque ela precisa de mais sol do que de água. Então, para colocar grama natural a gente precisa fazer um investimento grande em painéis para que eles possam prover iluminação luz artificial.”

PUBLICIDADE