Home Esportes Olímpicos Brasil fecha participação no mundial de natação paralímpica com 53 medalhas no peito

Brasil fecha participação no mundial de natação paralímpica com 53 medalhas no peito

Brasil fecha participação no top 3 do quadro de medalhas; 19 foram de ouro

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
PUBLICIDADE

A natação brasileira mostrou porque é uma potência no mundial paralímpico, realizada na Ilha da Madeira em Portugal.

Brasil fecha a competição, que terminou no último sábado, 18 de junho com 53 medalhas: 19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes. Se levarmos em conta, o total de conquistas, o País ficou atrás, somente, da Itália. Agora, se a classificação for pelo número de ouros, a delegação aparece atrás dos EUA, também.

“Muito felizes com os resultados conquistados, foi um trabalho árduo, um processo de renovação muito grande, e um misto com alguns atletas com boa experiência, numa troca muito boa que contribui para esta campanha, o que nos deixa bem confiantes para o que pode acontecer nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Claro que tem muito caminho pela frente, mas ficamos confiantes. Temos de agradecer a todos os clubes, aos treinadores e à equipe multidisciplinar que deram todo o suporte para que pudéssemos realizar esta campanha histórica”, disse Jonas Freire, diretor de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro.

PUBLICIDADE

O Brasil participou do Mundial de natação na Ilha da Madeira com 29 atletas, sendo 13 estreantes. A campanha do Brasil superou a de Eindhoven 2010, quando conquistamos 14 ouros, 13 dos quais com a participação da dupla Daniel Dias e Andre Brasil – ambos aposentados do esporte de alto rendimento atualmente. Ultrapassamos também o Mundial de 2017, na Cidade do México, quando fomos 36 vezes ao pódio. Naquela ocasião, no entanto, o evento não contou com a participação de Rússia, Grã-Bretanha, Austrália, Canadá, entre outras nações, em decorrência de um terremoto que adiou o início da competição.

China e Rússia não participam da competição

A edição da do Mundial na Ilha da Madeira não contou com atletas chineses nem russos. Os asiáticos, simplesmente, não quiseram mandar representantes, já a Rússia está suspensa das competições olímpicas e paralímpicas por conta do conflito com a Ucrânia.

PUBLICIDADE