Durante evento realizado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (22), Wilson Seneme afirmou que a próxima rodada do Brasileirão introduzirá novidades na análise de lances de impedimento pelo VAR. Esta é a primeira atitude concreta para tentar combater os erros e lances inconclusivos envolvendo as equipes de arbitragem.
De acordo com Seneme, a linha de impedimento será traçada ao vivo, da mesma forma que ocorre nas maiores ligas do futebol mundial como Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A Italia, além das competições UEFA e Conmebol.
Atualmente, nas revisões dos lances de impedimento, a CBF traça as linhas em um sistema interno do VAR e disponibiliza apenas uma foto com o resultado da análise, tendo as linhas mais traçadas.
CBF tomou outras medidas em relação à arbitragem
Além disso, a CBF tomou outras atitudes nesta quarta-feira (22), com o anúncio de uma Comissão de Arbitragem fixa (presidida por Wilson Luiz Seneme) e treinamento específico para árbitros de vídeo, importando um modelo existente em outras ligas.
A Confederação Brasileira de Futebol também garantiu que publicará mais áudios e vídeos dos diálogos entre os árbitros de campo e a cabine do VAR. Atualmente, são publicados apenas lances revisados durante os jogos. Por fim, foi prometido também a divulgação dos áudios do polêmico Internacional 2-3 Botafogo, disputado no último domingo (19)
Todas as novidades anunciadas nesta quarta-feira em um evento da CBF na Barra da Tijuca, e estarão em vigor a partir da próxima rodada do Brasileirão no final de semana. Ou seja, a rodada da Copa do Brasil nesta semana não sofrerá influência dessas novas medidas.

