Há uma força nos bastidores da Federação Colombiana de Futebol para que o novo técnico da seleção seja um estrangeiro. O presidente FCF, Ramón Jesurún, avalia alguns nomes após a equipe ‘Cafetera’ não se classificar para a Copa do Mundo do Catar.
O Torcedores.com apurou que o nome do argentino Ricardo Gareca é considerado o nome ideal para assumir o projeto de reformular a seleção pensando no Mundial de 2026. Mas o argentino não é a única possibilidade.
Na última terça-feira (14), o técnico deu entrevista e se esquivou ao ser perguntado se irá ou não permanecer no comando da seleção peruana. Após sete anos à frente da equipe nacional, ele cogita a possibilidade de respirar novos ares a partir de 2023.
Nos bastidores da FCF, Ramón Jesurún voltou nesta semana a procurar informações sobre a situação de Ricardo Gareca, que também esteve na mira em janeiro quando Reinaldo Rueda estava ameaçado no cargo.
Fontes próximas ao treinador afirmaram ao Torcedores.com que o dirigente colombiano vem mantendo conversas com o argentino. Na Federação Peruana de Futebol (FPF), a informação é de que Ricardo Gareca só vai decidir seu futuro após o Mundial do Catar.
Nos últimos anos, a Colômbia apostou em treinadores estrangeiros. José Pékerman, atual técnico da Venezuela, comandou a seleção em duas Copas do Mundo: 2014 e 2018. Na época, ele decidiu não renovar seu contrato por desejar novos desafios.
Posteriormente, os colombianos apostaram na contratação de Carlos Queiróz que classificou o Irã para os últimos dois Mundiais. Porém, o português foi demitido devido ao fraco desempenho da equipe nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Brasileiros em baixa
Após a saída de Carlos Queiróz, Ramón Jesurún recebeu ligações de empresários, representantes e intermediários ligados a vários treinadores brasileiros. Pelo menos cinco nomes foram indicados antes da contratação de Reinaldo Rueda.
O dirigente, porém, não se interessou pelo perfil dos últimos treinadores que passaram pela seleção brasileira: Dunga, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Paulo Roberto Falcão e Vanderlei Luxemburgo. Com isso, o ex-técnico do Flamengo foi contratado para suceder o português.
A preferência inicial é por um técnico argentino. Além de Ricardo Gareca, a Federação Colombiana de Futebol trabalha com os nomes de Marcelo Bielsa, Marcelo Gallardo e Sebastián Becacecce.
A prioridade, porém, é tentar a contratação de Ricardo Gareca, e numa eventual negativa, avançar por outras opções sul-americanas como os uruguaios Gerardo Peluso e Martín Lasarte que são bem avaliados internamente pela entidade.
Ricardo Gareca não teve boa passagem pelo Palmeiras
Ricardo Gareca ficou menos de três meses à frente do Palmeiras. Ele não resistiu à pressão pela falta de bons resultados no Campeonato Brasileiro. E, por isso, foi demitido pela diretoria alviverde.
No Brasileirão, ele somou apenas quatro pontos dos 27 possíveis. Em nove partidas na competição, foram sete derrotas, um empate e uma vitórias. No total, comandou o time em 13 jogos, incluindo o amistoso pela Copa EuroAmericana e três duelos pela Copa do Brasil.
Nesse ínterim, foram quatro vitórias, um empate, oito derrotas e aproveitamento de 33%. Logo após deixar o Palmeiras, Ricardo Gareca assumiu a seleção peruana. Desde então, comandou a equipe em 96 oportunidades, sendo 39 vitórias, 22 empates e 34 derrotas.
Melhores momentos de Brasil 1 x 0 Colômbia pelas Eliminatórias. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJnc3VENklLTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

