Home Outros Esportes Colorado Avalanche é campeão da Stanley Cup após 21 anos de espera

Colorado Avalanche é campeão da Stanley Cup após 21 anos de espera

Avalanche supera Lightning em Tampa Bay e fica com o título da NHL

Por Thais May Carvalho em 27/06/2022 06:04 - Atualizado há 2 anos

Foto: Bruce Bennett/Getty Images

Com a vitória por 2 a 1 sobre o Tampa Bay Lightning no jogo 6 das finais, o Colorado Avalanche se sagrou campeão da temporada 2021-2022 da NHL. Com o placar de 4 a 2 na série, o time de Denver foi o primeiro a conseguir derrotar Tampa nos últimos três playoffs, e assim conquistou sua terceira Stanley Cup da história – os outros títulos aconteceram em 1996 e 2001.

Os Bolts abriram o placar na Amalie Arena com um gol de Steven Stamkos no início da partida. No segundo período, Colorado assumiu a liderança com gols de Nathan MacKinnon e Artturi Lehkonen, que marcou em uma jogada veloz de transição, uma marca registrada da equipe nesta pós-temporada.

Com a vantagem, o Avalanche anulou o ataque do Lightning no último período, assim como havia feito nos jogos 1 e 2 da série, e a equipe da Flórida só conseguiu dar quatro chutes ao gol nos últimos 20 minutos.

Esta foi a décima vitória de virada do time nos playoffs, o que empata o recorde do Pittsburgh Penguins de 2009. Com o triunfo em Tampa, o Avalanche fechou as quatro séries da pós-temporada fora de casa, finalizando com um recorde 9-1 na estrada, o que é a sétima melhor marca na história da NHL.

Cinco dias após vencer o Norris Trophy, o defensor Cale Makar levou o prêmio Conn Smythe, que é dado ao jogador de destaque dos playoffs. Ao todo, ele teve 8 gols e liderou o time com 29 pontos e uma média de 27 minutos jogados nas 18 partidas disputadas.

Além de Makar, Nathan MacKinnon, com 13 gols (empatado na liderança com Evander Kane nesta pós-temporada), Valeri Nichushkin, Gabriel Landeskog, Nazem Kadri e ​​Mikko Rantanen foram essenciais no caminhada até o título.

Nesta temporada, o Avalanche foi o melhor time da Conferência Oeste, com 119 pontos, e, no geral, ficou atrás apenas do Florida Panthers, que marcou 122. Nos playoffs, além do Lightning, a equipe derrotou o Nashville Predators por 4-0, o St. Louis Blues por 4-2 e o Edmonton Oilers por 4-0. O aproveitamento de 16-4 nesta pós-temporada é o melhor desde os Oilers de 1988, que tiveram 16-2 (com todas as séries melhor de 7).

Apesar do passado recente não favorecer Colorado – apenas cinco anos atrás eles tiveram a pior campanha da NHL, e desde 2002 não passavam da segunda rodada dos playoffs – a conquista do Avalanche não foi exatamente uma surpresa. No início do ano, o time era apontado pelos especialistas e pelas casas de apostas como um dos grandes favoritos ao título.

Antes de levantar a Stanley Cup, Makar falou sobre essa história de superação: “Johnson, MacKinnon, Landeskog, Rantanen, eles estão aqui há tantos anos, [tantos] altos e baixos. É incrível fazer parte dessa conquista deles, todo o seu trabalho duro e seu sucesso ao longo dos anos”.

MacKinnon, que foi a primeira pick do draft de 2013, também falou sobre a emoção de vencer o título com a equipe que o escolheu: “Mal posso esperar para abraçar minha família. Nossa, é difícil descrever. Eu não sabia como seria realmente vencer, mas vendo esses guerreiros batalhando, parece inacreditável. Palavras não conseguem descrever como me sinto agora. Nada além de incrível. Não tenho queixas. Alguns anos difíceis no meio, mas tudo vale a pena agora. Nunca paramos de acreditar”.

O capitão Gabriel Landeskog também fez questão de ressaltar o trabalho do general manager Joe Sakic, que tinha sido o capitão no último título do Avalanche: “[Sakic] fez um ótimo trabalho ao pegar algumas peças ao longo do caminho que realmente nos tornaram um time difícil de enfrentar. Você olha para Cogliano, Darren Helm, Nico Sturm, Manson, você olha para todos esses caras, todas essas peças, que querem muito ganhar e fazer tudo o que for preciso, e isso adiciona muito a um time que é já difícil de se jogar contra”.

Exit mobile version