Home Esportes Radicais Com Rayssa Leal, skatistas brasileiros iniciam ciclo olímpico de olho em Paris-2024; veja onde assistir

Com Rayssa Leal, skatistas brasileiros iniciam ciclo olímpico de olho em Paris-2024; veja onde assistir

Brasileiros disputam competição em Roma que inicia a contagem de pontos que define classificação para próxima edição dos Jogos

Fernando Cesarotti
Jornalista.

Adolescentes comuns de 14 anos estão comemoram o início de julho pela chegada das férias escolares. Mas Rayssa Leal não é uma adolescente comum: a “fadinha”, em vez de descansar, inicia nesta sexta-feira com seus colegas skatistas o ciclo de classificação para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Paris-2024.

PUBLICIDADE

Em Roma, Rayssa disputa a etapa do Pro Tour, na categoria street, que começa a contagem de pontos para o próximo ciclo olímpico. Serão competições espalhadas por todo o mundo até meses antes das Olimpíadas, que servirão para apontar os 24 atletas que competirão em cada prova.

Vice-campeã olímpica em Tóquio-2020, Rayssa Leal estreia direto nas quartas de final, nesta sexta-feira, assim como Pamela Rosa. O vice-campeão no masculino, Kelvin Hoeffler, também entra direto nesta etapa. Gabryel Aguilar, Filipe Mota, João Lucas Alves e Carlos Ribeiro estão na disputa, depois de conseguir vaga na etapa classificatória.

PUBLICIDADE

As competições serão transmitidas ao vivo pelo SporTV, canal por assinatura, e também pelo Olympic Channel, canal oficial do COI (Comitê Olímpico Internacional) no YouTube. As provas femininas começam às 5h20 (de Brasília) desta sexta-feira, com 32 participantes; as masculinas serão em seguida, a partir das 10h55 (de Brasília).

https://twitter.com/timebrasil/status/1542333670631014401

Como há garantia de entrada de atletas franceses e serão no máximo três atletas por país, os brasileiros disputarão uma competição própria entre si, já que não basta estar entre os 20 melhores do mundo se houver mais de três compatriotas à frente.

Rayssa chegou nesta semana a Roma e já treinou na pista, montada próxima ao Coliseu. Nas quartas de final, cada atleta dará duas voltas pela pista e a melhor nota será considerada; os 16 melhores vão às semifinais, no sábado.

Então, a disputa zera e o formato muda: cada atleta faz duas voltas completas e cinco manobras individuais, sendo computadas a melhor volta e as duas melhores manobras isoladas. Os oito melhores de cada gênero vão à final, no domingo, que terá o mesmo regulamento e também ignora os resultados das eliminatórias. Esse modelo, chamado de 2/5/3, será usado como forma de pontuação em Paris-2024.

PUBLICIDADE