Corinthians supera rivais como Flamengo e Palmeiras nas principais redes sociais
Timão fechou a última semana (22 / 26 de junho) na liderança do Facebook, Twitter e TikTok
Divulgação / Rodrigo Coca / Agência Corinthians
A Fiel demonstra total força nas rede sociais e prova disso, é o engajamento impressionante que o Corinthians tem em seus perfis na internet. Conforme estudo do MKTEsportivo, o Timão obteve grande destaque no âmbito virtual.
Entre os dias 22 e 26 de junho, o clube alvinegro teve liderança de audiência no Facebook, TikTok e Twitter. Já no Instagram, o Corinthians marcou a segunda posição ao ser superado pelo Flamengo, por uma diferença mínima.
A equipe carioca ficou em 2º lugar no Facebook e TikTok, só que não repetiu o mesmo desempenho no Twitter, onde terminou na 4ª posição atrás de Atlético-MG e Fluminense.
Confira o Top-20da última semana nas principais redes sociais
É O TIME DO POVO!
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) June 29, 2022
O @Corinthians liderou em 3 das 4 redes sociais analisadas. E no Instagram por pouco não ficou na liderança.
A Fiel torcida está interagindo em peso nos perfis do Timão. 👏 pic.twitter.com/l7VGXy3odr
E o @AthleticoPR subindo no Instagram! 🌪️
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) June 29, 2022
A média do clube na rede era de 455 mil interações por semana. O craque @fernandinho chegou e, como sabemos, ídolos aumentam o engajamento.
Resultado? 1 milhão de interações e uma excelente 11ª posição.
Tendência é se manter em alta. pic.twitter.com/uqke5EBzQI
Destaques no Facebook e Twitter
Alguns fatores ajudam a impulsionar o alcance das publicações com os torcedores, o que contribui para aumentar o engajamento. Por exemplo, a contratação de Fernandinho pelo Athletico Paranaense e o título da Copa do Brasil sub-17 do Palmeiras ficaram em alta no Facebook.
Já no Twitter, destaques para o Fluminense, Corinthians e Vasco. O Tricolor teve a maior repercussão, graças a vitória contra o Botafogo. As publicações nessa rede social garantiram um alto desempenho do clube na última semana.
O Timão aumentou a sua audiência com uma postagem de apoio ao ex-jogador Richarlyson, que assumiu ser bissexual. Já o Cruzmaltino se destacou por uma publicação contra a homofobia, algo que o clube busca combater há tempos.
Após vencer o clássico contra o @Botafogo, as redes sociais do @FluminenseFC passaram a postar frases em inglês para brincar com @JohnTextor.
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) June 29, 2022
A galera abraçou a zoeira e o Tricolor alcançou a 3ª colocação na semana no Twitter. pic.twitter.com/KeVJFuLg0H
Richarlyson assumiu sua bissexualidade e o post em que o @Corinthians declarou máximo respeito ao ex-jogador tornou-se a publicação com mais interações do Twitter! 👏👏👏 pic.twitter.com/hsEokHohGc
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) June 29, 2022
Das 13 melhores publicações da Série B no Twitter, 12 foram do @VascodaGama.
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) June 29, 2022
Destaque para o conteúdo em que o Vascão se engaja contra a homofobia. 🏳️🌈#loveislove pic.twitter.com/eHoPNLUzj4
Engajamento dos clubes x projetos internos
Em geral, os clubes brasileiros conseguem ter bons números de engajamento nas redes sociais. Isso acontece porque o Brasil está entre os principais países conectados nas principais plataformas.
Corinthians e Flamengo possuem as maiores torcidas, o que pode significar um destaque mundial. Entretanto, os clubes pecam pela falta de engajamento e de ações diretas ou indiretas para fidelizar torcedores que estão em outros estados e países.
O Torcedores.com tentou contato recentemente com Atlético-MG, Corinthians e Flamengo para ter mais detalhes sobre possíveis projetos futuros. Até o momento não houve retorno de nenhum dos times.

