Home Esportes Olímpicos Brasil confirma vagas no mundial de hipismo paraquestre

Brasil confirma vagas no mundial de hipismo paraquestre

Brasil confirma equipe completa para competição na Dinamarca; saiba mais

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

O Brasil confirma uma equipe completa de quatro integrantes para o mundial de hipismo paraquestre. A competição acontece em agosto na cidade de Herning na Dinamarca. As classificações vieram no CPEDI Grote-Brogel, na Bélgica, entre os dias 30 de junho e 1º de julho.

PUBLICIDADE

Thiago Fonseca dos Santos, com Johnny Walker Plus, computou 63,062% de aproveitamento na prova por equipes Grau V na quinta-feira, 30, e novamente 63,062% na prova individual no Grau V, na sexta, 1º de julho. A pontuação mínima exigida era 62%. Fonseca foi o primeiro a se garantir, no mundial, pelo evento belga.

Depois foi a vez de Flamarion Pereira da Silva apresentando Francis no Grau II, também garantir sua qualificação, com 65,147%. O resultado deu a ele o 5º lugar.

PUBLICIDADE

Já estavam tecnicamente qualificados para o mundial desde os Jogos Paralímpicos de Tóquio: Rodolpho Riskalla com Don Henrico, dupla que arrematou prata em Tóquio no Grau IV, e Sergio Oliva com Millenium, top 10 no grau I na capital japonesa.

Como é o mundial paraquestre?

O mundial da modalidade acontece entre 6 e 14 de agosto, em Herning, Dinamarca. A prova técnica será realizada dia 10 para atletas dos graus IV, V e II e no dia 11 para atletas dos graus III e I. O pódio por equipe dos graus IV, V e III é dia 12 e dos graus III e I no dia 13. No domingo 14, a prova Freestyle define os campeões individuais dos graus I a V.

O adestramento paraequestre foi a última modalidade a integrar o Mundial (World Equestrian Games), em Kentucky 2010, nos Estados Unidos. O Brasil participou de todas as edições com times formados por atletas de diferentes graus. A melhor campanha brasileira foi em Tryon, nos EUA, em 2018, com a conquista de duas medalhas de pratas por Rodolpho Riskalla montando Don Henrico – dono também das melhores notas do Brasil em WEGs – e o 7º lugar por equipe.

PUBLICIDADE