Brasileirão ou Campeonato Paulista? Clubes do estado ‘dominam’ liderança do 1º turno
Com destaque para o Palmeiras, edição 2022 do Campeonato Brasileiro só teve equipes paulistas na 1ª colocação
Reprodução
Na última segunda-feira (25), chegou ao fim o primeiro turno do Brasileirão Série A. E um fato curioso é que apenas clubes paulistas ocuparam a liderança em 2022. Desde a 10ª rodada o Palmeiras assumiu a primeira colocação, posição que ocupou em 11 rodadas
Em seguida aparece o Corinthians, que liderou em seis rodadas, chegando inclusive a se alternar na ponta da tabela com o Verdão entre a 7ª e 9ª rodada.
Completando a lista aparecem São Paulo e Santos, que chegaram a ocupar a primeira colocação na 1ª e 3ª rodadas, respectivamente.
Confira quem liderou o Brasileirão Série A em 2022, rodada a rodada
1ª rodada – São Paulo
2ª rodada – Corinthians
3ª rodada – Santos
4ª rodada – Corinthians
5ª rodada – Corinthians
6ª rodada – Corinthians
7ª rodada – Corinthians
8ª rodada – Palmeiras
9ª rodada – Corinthians
10ª rodada – Palmeiras
11ª rodada – Palmeiras
12ª rodada – Palmeiras
13ª rodada – Palmeiras
14ª rodada – Palmeiras
15ª rodada – Palmeiras
16ª rodada – Palmeiras
17ª rodada – Palmeiras
18ª rodada – Palmeiras
19ª rodada – Palmeiras
Corinthians e Palmeiras entre os líderes
Mesmo com vários desfalques, chama atenção o fato de o Timão estar pelo menos no G4 desde que o campeonato começou. O clube foi vice-líder entre a 10ª e 14ª rodada, voltou a assumir a mesma posição na 16ª, 18ª e 19ª rodada. Na 1ª, 3ª, 8ª e 17ª rodadas a equipe treinada por Vítor Pereira esteve na 3ª colocação enquanto na 15ª o clube alvinegro foi o 4º colocado.
O Verdão oscilou no começo da competição até a 6ª rodada, mas a partir da 7ª o clube treinado por Abel Ferreira entrou de vez na briga do título, assumindo a 2ª colocação.
Já Santos e São Paulo, que chegaram a liderar o Brasileirão Série A, terminam o 1º turno com seis pontos de distância para o G4 e 13 atrás do Palmeiras.
Mudanças no returno?
Com quatro pontos de vantagem para o Corinthians, o Palmeiras já garantiu pelo menos mais uma rodada na liderança geral do campeonato. E parece improvável que o clube não siga na luta pelo título.
Já o Timão vai depender muito da condição física dos seus atletas, algo que poderia ter impactado no primeiro turno. Além disso pode pesar o desempenho do clube tanto na Copa do Brasil como na Libertadores. Caso siga nas competições de mata-mata, Vítor Pereira deverá deixar o Campeonato Brasileiro em segundo plano.
Por fim, Peixe e Tricolor buscam se firmar entre as primeiras posições em momentos distintos. Com Lisca no comando, o Santos tem seu foco apenas no Brasileirão Série A. Já o São Paulo, que não perde há seis jogos, terá que dividir sua atenção entre a Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Você agora é um comentarista esportivo. É capaz de escrever de forma séria a situação do seu time na tabela ao fim do turno? 💬
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) July 26, 2022
Chegou o seu momento. Quero ver quem manda bem. Quem sabe não ganha um RT… #CampeonatoDoBrasileiro 🇧🇷 pic.twitter.com/OutnPTQ3cf

